Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Vários investigadores já estão no terreno a recolher informação para a elaboração da obra sobre o património artístico do concelho

Arte no Bombarral: revelação de um património

20-04-2017
Arte no Bombarral: revelação de um património
[+] Fotos
Com o intuito de divulgar o património artístico existente no concelho, o Município do Bombarral vai promover a publicação de um livro, que resultará de um conjunto de investigações realizadas por alguns dos maiores nomes da historiografia da arte portuguesa.

A realização desta obra surgiu de um desafio apresentado por dois investigadores bombarralenses, Joaquim Rodrigues dos Santos e Dóris Santos, o qual foi prontamente apoiado pela autarquia.

No livro serão apresentadas as investigações de um conjunto de obras artísticas existentes no concelho e que, no meio da historiografia da arte portuguesa, se revela ainda substancialmente incógnitas e, por isso, pouco estudadas.

Dentro desse património artístico conseguem-se encontrar pequenas pérolas de grande nível artístico ou elaboradas por artistas portugueses de grande renome, que infelizmente permanecem relativamente desconhecidas do público português, importando por isso revelar estas criações que subsistem no território do município.

Com esta publicação, a autarquia pretende revelar o interessante património artístico bombarralense, divulgá-lo e registá-lo como memória para as gerações futuras. Espera-se igualmente que esta obra contribua para inspirar uma responsabilidade comunitária que permita a sua salvaguarda.

A coordenação deste trabalho é da responsabilidade de Joaquim Rodrigues dos Santos e Dóris Santos, que também vão efectuar os artigos relacionados com a Arquitectura Contemporânea e a Arquitectura do Vinho.

Os restantes investigadores são Manuela Santos Silva (Das origens ao final da Idade Moderna), Bonifácio Serra (Época contemporânea Património artístico), Luis Raposo (Património Arqueológico), João Vieira Caldas (Arquitectura Religiosa), Hélder Carita (Arquitectura Civil Palaciana), Victor Mestre (Arquitectura Popular), Vítor Serrão (Pintura e Arte Retabular), José Meco (Azulejaria), Sérgio Gorjão (Escultura e Imaginária Sacra) e Raquel Henriques da Silva (Obras Artísticas Contemporâneas).

A última visita que estes especialistas realizaram ao concelho aconteceu no passado dia 17 de abril de 2017, tendo o programa incluindo a passagem por alguns dos locais que, pelos mais diversos motivos, têm interesse para este trabalho como foi o caso da Quinta da Granja, da Ermida de S. Brás, da Capela da Madre Deus, da Ermida N.ª S.ª do Socorro, do Museu Municipal, do Edifício dos Paços do Municipio, da Torre dos Lafetat, de vários palacetes no Sanguinhal, entre outros.
Fonte: Município do Bombarral