Evento foi organizado pela Academia de Karate-Do Shotocan

Bombarral acolheu Torneio de Karate

14-05-2018
Bombarral acolheu Torneio de Karate
O Pavilhão Municipal do Bombarral acolheu, no passado dia 5 de maio de 2018, mais um Torneio de Karate da Academia de Karate-Do Shotocan, que contou com a participação de cerca de 170 praticantes.

Além dos vários centros que integram a referida Academia, entre os quais o Sport Clube Escolar Bombarralense, o evento contou ainda com a participação de duas associações convidadas, oriundas de Alpiarça e de Santarém.

Para além do clube verde e amarelo, a Academia de Karate-Do Shotocan conta com mais 10 centros espalhados pela região Oeste, nomeadamente na Lourinhã, Moita dos Ferreiros, Amoreira, Peniche, Campelos, Fernandinho, Penafirme, Boavista, Merceana e Vilar.

Com uma periodicidade anual, o torneio regressou este ao Pavilhão Municipal do Bombarral, “uma casa que nos tem acolhido muito bem e por isso procuramos sempre este recinto para fazer alguma das nossas atividades, seja um torneio ou um estágio”, explicou Sérgio Gonçalves, presidente da Academia de Karate-Do Shotocan.

Embora a componente competitiva tenha a sua importância, o torneio tem como principal finalidade promover o convívio entre os atletas dos vários centros, assim como a partilha de conhecimentos.

A vertente de competição propriamente dita está guardada para a equipa de alto rendimento da Academia, que reúne os melhores atletas de cada centro, sendo esta a formação, composta por seis elementos, que participa nos vários torneios federativos.

Sobre o centro que se encontra a funcionar no Sport Clube Escolar Bombarralense, Sérgio Gonçalves destacou que o mesmo “tem vindo a crescer, fruto do trabalho do instrutor João Neves”.

O dirigente sublinhou ainda a aposta que o referido instrutor, que conta no seu currículo com os títulos de Campeão Nacional e Europeu de Jiu-Jitsu, tem feito na sua formação, estando neste momento a finalizar o curso de treinador da Federação Nacional da Karate.

“O João Neves começou praticamente do nada, começou com dois ou três alunos mas face ao excelente trabalho que tem realizado, atualmente esse número já subiu para 15”, frisou Sérgio Gonçalves.

Por sua vez, João neves adiantou que, nestes quatro anos de actividade no Sport Clube Escolar Bombarralense, “temos vindo sempre a crescer, graças ao esforço e dedicação das pessoas do Bombarral e do Sport Clube Escolar Bombarralense”.

“Há quatro anos tínhamos dois atletas e actualmente são 15 os praticantes de karate no Bombarral”, acrescentou o instrutor.

Como resultado do trabalho que tem sido desenvolvido, o centro bombarralense conta já com alguns atletas na equipa de alto rendimento, estando outros a dar os primeiros passos.

No entanto, o aspecto mais importante para João Neves prende-se com o facto do clube “estar a conseguir manter os atletas na faixa etária da adolescência, ou seja, acima dos 12 anos, algo que não é muito comum a nível nacional”.