Escolas Básica e Secundária Fernão do Pó acolheu o seminário de lançamento do Projeto Comunidades de Aprendizagem

Bombarral “é hoje a capital nacional da promoção do sucesso escolar”

06-11-2019
Bombarral “é hoje a capital nacional da promoção do sucesso escolar”
O Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Henriques, esteve esta quarta-feira, dia 6 de novembro de 2019, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, para participar na sessão de abertura do seminário de lançamento do Projeto Comunidades de Aprendizagem, que consiste na dinamização de ações com vista à redução do abandono e insucesso escolar.

Apoiado pelo Serviço de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia e implementado pela Equipa CREA - Community of Research in Excellence for All da Universidade de Barcelona, este projeto tem por finalidade o desenvolvimento, junto de agrupamentos inseridos nos Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP), de uma série de Ações Educativas de Sucesso baseadas em evidências científicas, que demonstram reduzir o abandono e o insucesso escolar.

Esta abordagem foi testada em Portugal numa experiência-piloto limitada, em 2017-2018, e demonstrou resultados promissores, sendo objetivo do presente projeto o alargamento desta experiência a um grupo maior de escolas TEIP, de modo a obter resultados mais conclusivos.

Na abertura do seminário, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes, começou por destacar a vinda do Ministro da Educação ao Bombarral, bem como o facto do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó ter sido o escolhido para a realização desta importante iniciativa.

Numa breve intervenção, o edil afirmou ainda que o Ministério da Educação “pode continuar a contar com este Município para o que considerar necessário, porque, como todos nós sabemos, a educação é um pilar fundamental para o futuro do nosso país”.

Por sua vez, o Ministro da Educação afirmou a sua satisfação por estar no Bombarral que “é hoje a capital nacional da promoção do sucesso escolar”, como frisou.

“Hoje vamos sair daqui com responsabilidades acrescidas”, continuou o governante, salientando de seguida o facto do presidente da autarquia assumir a “tutela direta da educação”, algo que “diz muito acerca das preocupações deste município” em relação à área educativa.

Na abordagem ao programa apresentado, o Ministro da Educação sublinhou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia, contribuindo para que se “façam mudanças sérias, e a sério, em áreas chave em cada um dos países”.

Salientou, por outro lado, que é “uma grande oportunidade, podermos contar com toda a experiência do CREA, que trabalha nesta área há 10 anos, deixando marcas num conjunto de países da Europa e do Mundo, sobretudo em territórios onde o meio socioeconómico é um dos detonadores do insucesso escolar”.

Na sua intervenção, o governante recordou o trabalho que tem sido feito em Portugal no combate ao abandono escolar, cuja taxa passou dos cerca de 45% no início da década passada para os 10,8% no primeiro semestre deste ano. A meta do Governo passa por chegar aos 10% em 2020.

“O que temos feito ao nível do sucesso escolar tem que nos dar alento para continuar a trabalhar”, com vista “a diminuir o número de retenções, algo que não se faz de forma administrativa, mas com a implementação de projetos com este”, acrescentou.

Neste âmbito, recorreu à escola do Bombarral, apresentando como exemplo a aposta que é feita no desporto escolar e “a importância que esta área tem na promoção do sucesso escolar”.

Com o Projeto Comunidades de Aprendizagem “temos oportunidade de diversificar, de recorrer a uma nova abordagem e de aprender com outros, percebendo o que correu bem noutros países e, acima de tudo, o correu menos bem para poder ir ajustando”, concluiu.

Na sessão de abertura intervieram ainda a Dr.ª Patrícia Perez-Gomez, em representação do Serviço de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia, e a Dr.ª Rosa Valls, representante da Equipa CREA - Community of Research in Excellence for All da Universidade de Barcelona.

O seminário prosseguiu com a apresentação do projeto, a qual se seguiu um painel prático com as escolas envolvidas no projeto-piloto e o CREA. No período da tarde decorreu mais uma sessão de trabalho, com a abordagem ao desenho da rede de suporte ao projeto.