O Salão Nobre dos Paços do Município acolhe, no dia 13 de junho, a sessão pública de balanço da implementação do projeto OesteLED

Bombarral substitui iluminação pública por lâmpadas LED

09-06-2019
Bombarral substitui iluminação pública por lâmpadas LED
Teve início no Município do Bombarral o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da Região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto OesteLED ESE.

Com esta ação, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Oeste estimam poupar 3,4 milhões de euros por ano na fatura energética dos doze Municípios da Região.

O projeto arrancou com a substituição de cerca de 6000 luminárias nos municípios de Bombarral, Lourinhã e Sobra de Monte Agraço, tendo este processo iniciado a 13 de maio no município bombarralense.

Segundo a Oeste CIM, o objetivo será substituir cerca de 68.500 pontos de luz, o que representa uma redução de 26,4 GWh (de 36 para 10kwh/ano), o equivalente a aproximadamente 7500 habitações e a uma redução de 12,4 toneladas de CO2.

A poupança estimada na fatura energética da Região Oeste representa uma redução de 72,42%, passando de 4,7 milhões de euros para 1.3 milhões de euros por ano.

A iniciativa surge da necessidade de melhoria da eficiência energética na iluminação pública, em linha com o Plano Nacional Energia e Clima, que visa promover a descarbonização da economia e a transição energética, atingindo a meta de neutralidade carbónica em 2050.

Sessão pública de balanço da implementação do projeto OesteLED

Neste âmbito, está agendada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho de 2019, pelas 18:30 horas, uma sessão pública de balanço da implementação do projeto OesteLED, a qual terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral e contará com as intervenções de Rogério Ivan e Eduardo Fanha, da Oeste Sustentável.