O maior clube desportivo do concelho do Bombarral completou 106 anos de existência

Bombarralense festejou aniversário com apelo à união

11-10-2017
Bombarralense festejou aniversário com apelo à união
O Sport Clube Escolar Bombarralense juntou, no passado dia 4 de outubro de 2017, cerca de três centenas de pessoas no jantar comemorativo do seu 106º aniversário.

O evento decorreu na sede do clube e teve como um dos pontos altos a entrega dos emblemas de prata, ouro e platina aos sócios que completaram 25, 50 e 75 anos de associados, respetivamente.

O emblema de prata foi entregue aos sócios António Américo da Cruz, César Miguel Correia, Daniel Madeira da Silva, Francisco António Gomes Simão, José Bernardo Fonseca Pereira, Vitor Manuel Fonseca Pereira, José Eduardo Gomes Pereira, José Vitor Ribeiro da Silva, Patrícia Oliveira Costa Pereira e Rodérico Vinagre Vitorino.

Com 50 anos de asscoiados receberam o emblema de ouro os sócios António Bicho Pereira, Duarte Manuel Martins Carvalho, Fernando Manuel Figueiredo Narciso, Luis Manuel Sousa Maurício e Vasco Ferreira Mil-Homens.

Pela primeira vez, foram também entregues emblemas de platina aos associados Joaquim Duarte Filipe, Francisco Picau e José Alexandre Maurício, que completaram este ano 75 anos de sócio do clube.

Outro momento marcante do jantar comemorativo foi sem dúvida a homenagem a dois dos associados mais antigos, Aníbal Pedro e Filipe Santos Silva, que viram desta forma reconhecido todo o seu empenho e dedicação ao clube verde e amarelo.

Naquele que foi um dos jantares mais participados de sempre, marcaram presença diversas individualidades, com destaque para Germano Almeida, do gabinete executivo da Federação Portuguesa de Futebol, que fez uma breve apresentação do trabalho que tem sido desenvolvido por esta instituição.

Presente esteve igualmente o presidente da Associação de Patinagem de Leiria, José Carvalho, que aproveitou o momento para felicitar o clube verde e amarelo pelo trabalho que tem desenvolvido nesta modalidade, tendo desafiado ainda a direção a voltar a constituir uma equipa de hóquei em patins.

Presença habitual neste evento, Manuel Nunes, presidente da Associação de Futebol de Leiria, centrou a sua intervenção na importância que o futebol e a prática desportiva têm tido ao nível do desenvolvimento do distrito, defendendo por isso que os clubes deveriam ser mais apoiados.

“Um só clube, uma só bandeira, uma só voz”

Ladeado pelos vários elementos que compõe a atual direção do Sport Clube Escolar Bombarralense, Jorge Silva começou por recordar o momento em que tomou a decisão de abraçar o desafio de presidir ao clube verde e amarelo, bem como o projecto que se propuseram a levar por diante.

Como frisou o dirigente por diversas vezes, uma das medidas prioritárias do referido projecto foi a “unificação do clube”. “Estavam instaurados uma série de conceitos com os quais tivermos de acabar e caminhámos no sentido de termos um só clube, uma só bandeira, uma só voz”, acrescentou.

Jorge Silva fez ainda questão de sublinhar outro factor importante para a atual direção dar o “passo em frente”, e que se prende com a continuidade do apoio dos dois principais patrocinadores do clube, a Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral e a FGP.

O dirigente traçou ainda algumas metas para o atual mandato, que passam numa primeira instância por “aproximar as pessoas do clube e criar condições para que os atletas possam praticar desporto, permitindo que o Bombarralense possa fazer parte da sua edução”.

Contando com o apoio dos patrocinadores, mas também da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, a direção definiu ainda como prioridade “a revitalização da sede, que precisa urgentemente de obras”

Jorge Silva assumiu ainda o compromisso de alterar os atuais estatutos do clube, que considera estarem “desadequados àquilo que o clube exige e à gestão do seu dia-a-dia”.

“A grandiosidade deste clube merece uma maior união dos seus associados”

A concluir as várias intervenções, o presidente da Mesa Assembleia-geral, José Manuel Vieira, deixou um apelo a todos os presentes, afirmando que “a grandiosidade deste clube merece uma maior união dos seus associados”.

O dirigente fez ainda questão de dirigir uma palavra de apreço ao presidente cessante, Fernando Tiago. “Foi um grande homem neste clube, foi ele que segurou as pontas numa altura de muita dificuldade diretiva, assumindo, a meu pedido e por anos consecutivos, a direção deste clube”, frisou José Manuel Vieira.

Defendendo a necessidade de cativar mais sócios para “o maior clube desportivo do concelho”, o dirigente concluiu a sua intervenção afirmando que “a união em torno do clube não pode acontecer apenas aquando do seu aniversário e que os sócios devem ter uma participação ativa”.

Terminadas as várias intervenções, foi tempo de cantar os parabéns e cortar o bolo de aniversário.