Iniciativa foi promovida pela Amigo Fiel com o intuito de divulgar a sua actividade junto da população

Cãominhada juntou quatro dezenas de participantes

11-10-2017
Cãominhada juntou quatro dezenas de participantes
A Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral assinalou no passado sábado, dia 7 de outubro de 2017, o Dia Mundial do Animal, com a realização de mais uma Cãominhada.

Passavam poucos minutos das 14:30 horas quando os participantes começaram a chegar ao refúgio da Amigo Fiel para se juntar aos amigos de quatro patas que os aguardavam, com grande excitação, para o início do passeio até à Praça do Município, onde os caminhantes puderam lanchar uma fatia de bolo oferecido pelo restaurante Forno do Avô.

No total, foram cerca de quatro dezenas as pessoas que se associaram a esta iniciativa, cuja participação implicava apenas a oferta de sacos de ração, trelas, coleiras, detergentes, entre outros bens.

Para além de comemorar esta efeméride, com este evento, que se vem realizando há vários anos consecutivos, a associação pretende “dar a conhecer à população a nossa atividade, até porque haverá muitas pessoas que desconhecem que temos um canil que alberga atualmente 50 cães”, explicou Helena Garcia, presidente da associação.

Pelas inúmeras solicitações que têm chegado à associação, este número poderia ainda ser maior, mas “a nossa capacidade está completamente esgotada, tanto a nível de espaço como de voluntários”.

“Voluntárias efectivas somos apenas três”, frisou a dirigente, acrescentando que apesar de dedicarem a maior parte do seu tempo livre a esta causa, “três pessoas para tratar de 50 cães é muito pouco”.

Esta iniciativa é também uma forma de “levar os animais a passear e de socializarem uns com os outros”, algo “completamente impossível” de acontecer no dia-a-dia com o atual número de voluntárias.

Fazendo um balanço em termos de participação, Helena Garcia mostrou-se muito satisfeita, afirmando mesmo que o evento “superou as expectativas”, como demonstra o facto de ter sido possível “trazer praticamente todos os cães, com excepção daqueles que não iriam aguentar o passeio”.

A dirigente lamenta apenas que esta participação não se verifique também no dia-a-dia, pois “seria uma ajuda preciosa, nomeadamente na higienização das boxes”, que aos fins-de-semana e feriados é assegurada pelas voluntárias da associação. Durante a semana esta tarefa é realizada por um colaborador da autarquia

É igualmente possível ajudar através da oferta de diversos tipos de bens, os quais podem ser entregues nas lojas Agripet, Leclana, Copynet, na sede da União de Freguesias do Bombarral e Vale Covo ou directamente no refúgio da Amigo Fiel, aos sábados de manhã.

Relativamente à construção do Canil e Gatil Intermunicipal do Bombarral e Cadaval, Helena Garcia espera que a obra se concretize “o mais breve possível”, no entanto, lembra, que “até lá vamos ter de cuidar das instalações que temos e de zelar pelos 50 cães que lá se encontram”.

Por fim, deixou um apelo à população no sentido de “terem mais atenção com os seus animais, de adoptarem com responsabilidade, garantindo uma vida decente ao animal que levam para casa, porque se assim fosse não era necessário termos um canil e pessoas para cuidarem deles”.