Biblioteca Delmar Domingos de Carvalho foi inaugurada

Circulo de Cultura Musical Bombarralense conta com mais um espaço cultural

07-12-2017
Circulo de Cultura Musical Bombarralense conta com mais um espaço cultural
O Circulo de Cultura Musical Bombarralense inaugurou, no passado dia 1 de dezembro, a Biblioteca Delmar Domingos de Carvalho, espaço que reúne os vários livros, cd’s e dvd’s pertencentes à associação e aos quais o acesso é agora mais facilitado.

A inauguração deste novo espaço cultural iniciou-se com a actuação de um Quinteto do CCMB, sob a direcção do Maestro Pedro Florindo, no átrio desta Associação, seguindo- se de outro momento musical, um Duo de Violinos, membros da Orquestra Clássica Juvenil, no interior da Biblioteca.

Explicando o que motivou a associação à abraçar este projecto, concebido por Delmar Domingos de Carvalho, o presidente do CCMB, António Santos, salientou que a criação da biblioteca permitiu “reunir num espaço específico os vários, livros, cd’s e dvd’s da associação”.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral afirmou que a “abertura de mais um espaço dedicado à cultura é motivo de grande satisfação”.

Ricardo Fernandes felicitou Delmar Domingos de Carvalho e o CCMB pela iniciativa, destacando que esta é “uma associação de enorme valor, enorme prestigio, que cumpre o seu papel de forma abrangente e que nos deve merecer a máxima admiração”.

Apresentando o espaço, Delmar Domingos de Carvalho começou por falar um pouco sobre a origem do CCMB, cujo nome foi inspirado no Circulo de Cultura Musical Lisbonense.

“Trata-se de um espaço pequeno mas procuramos ter um bocadinho de tudo, começando com a referência à obra de um diplomata inglês que fez o levantamento das canções populares portuguesas, tendo várias sido recolhidas no Bombarral”, referiu.

Da biblioteca destacam-se ainda duas vitrinas, sendo a primeira dedicada essencialmente à história da associação, fundada em 1979, que teve “como embrião” uma pequena banda denominada Banda do Senhor Jesus do Carvalhal, Neste sequência, encontramos igualmente os 10 agrupamentos que existem actualmente nesta associação.

Por fim, encontramos a estante com os livros da biblioteca, relacionados, não só com a música, mas também com outros temas, como as artes, o teatro, a poesia, as ciências, a história e literatura, a saúde, a sociologia ou a psicologia. Disponíveis estão também algumas antologias, biografias, dicionários e enciclopédias.

“Ainda há espaço para continuar a comprar ou para receber os livros que nos queiram oferecer”, referiu Delmar Domingos de Carvalho”, acrescentando que o próximo passo passa “pela informatização, para facilitar a pesquisa das obras disponíveis”.

Por último, é de salientar a presença de vários amigos e associados da associação, com destaque para alguns dos mais antigos, assim como de outras individualidades, como foi o caso do vereador Vítor Fonseca, ou do secretário da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Nuno Figueiredo.