Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Para além da componente desportiva, uma das apostas vai passar pela captação de jovens para a prática da modalidade

Clube Desportivo do Bombarral apresentou equipa de atletismo

11-10-2017
Clube Desportivo do Bombarral apresentou equipa de atletismo
[+] Fotos
O Clube Desportivo do Bombarral apresentou no passado sábado, dia 7 de outubro de 2017, a equipa de atletismo que vai representar, na época de 2017/2018, as cores do mais recente clube desportivo bombarralense.

Criado a 28 de junho de 2017, o clube surge na sequência da secção de atletismo que, desde 2009, se encontrava agregada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, tendo a sua constituição ocorrido devido ao aumento do nível e do volume de atividades desenvolvidas pela secção.

Neste processo de transição, como sublinhou a presidente do clube, Paula Patrício, tiveram igualmente um papel importante algumas empresas do concelho, como é o caso da imobiliária Casas Rurais, da Climotel, da Farmácia Hipodérmia e da Sultintas, cujo patrocínio se destinou à aquisição dos equipamentos.

Até à data, já são muitos os resultados positivos obtidos pelos jovens atletas bombarralenses, apesar das condições de treino não serem as mais adequadas.

Para esta temporada os objetivos passam essencialmente por garantir a presença nas diversas jornadas dos Campeonatos Distritais por Equipas, ampliar a obtenção de resultados de relevo nos Campeonatos Distritais de Corta-Mato e Pista, ter atletas convocados para a Seleção de Leiria de forma assídua e marcar presença em fases finais de provas nacionais.

Relativamente a este último ponto, depositam-se grandes esperanças na jovem Carolina Patrício, atleta que se tem vindo a destacar na disciplina de lançamento do dardo.

Para além da componente desportiva, outra das prioridades será a captação de mais jovens para a prática da modalidade, aumentando assim o número de atletas do clube, que actualmente é de cerca de uma dezena.

“Temos de certeza muitos jovens em casa porque acham que não têm jeito para o desporto, mas no atletismo dificilmente não haverá uma disciplina que possam praticar e para qual têm apetência”, frisou Mário Lima.

Outro aspecto importante é a criação de melhores condições de treino para os atletas, tendo o dirigente garantido que “vamos continuar a trabalhar no sentido de sensibilizar as entidades oficias no sentido de se implementar no Bombarral um espaço apropriado para a prática do atletismo”.

Neste âmbito, um das prioridades passa pela criação de um espaço para a área dos lançamentos, “por ser o mais fácil de implementar e porque se trata de uma disciplina onde temos mais atletas a distinguir-se”, explicou Mário Lima.

O dirigente abordou ainda os vários eventos que “dão sustentação à nossa actividade”, como é o caso do Kids Athletics, do Corta-Mato do Oeste, cuja primeira edição aconteceu este ano, e a Corrida do Vinho e da Pera Rocha, que conta já com oito edições realizadas.

Relativamente ao Kids Athletics, que se iniciou em 2009 com a designação “Brincar ao Atletismo”, a intenção do clube passa por “promover esta iniciativa com maior regularidade, não só na vila, mas também nas várias freguesias do concelho”.

Já o Corta-Mato do Oeste tem a segunda edição marcada, provisoriamente, para dia 4 de fevereiro de 2018, tendo já sido formalizada a candidatura no sentido da prova contar para o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo.

Sobre a primeira edição, Mário Lima fez questão de frisar que se tratou de “um das provas mais participadas do distrito ao nível do corta-mato”, destacando ainda o numeroso público que acompanhou a prova.

Quanto à Corrida do Vinho e da Pera Rocha, cuja edição de 2017 foi a mais participada de sempre, a 9ª edição está agendada para dia 2 de junho de 2018.

Outro evento de referência é sem dúvida a caminhada “Halloween Walk 4 Fun”, que no ano de 2016 registou o número recorde de cerca de um milhar de participantes.

Face a esses números, a organização optou este ano por limitar as inscrições (que já se encontram abertas), de forma a “podermos proporcionar aos participantes um evento mais adequado às suas expectativas”.

A principal novidade para 2017 será a realização, para além da caminhada, de um jantar de Halloween, podendo os interessados inscrever-se em cada uma das atividades ou em ambas.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho