Comunicado 5/2020 - Atualização da Situação Epidemiológica no Concelho do Bombarral

23-03-2020
No contexto da atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a situação epidemiológica no país permanece em evolução e importa informar a população da evolução da pandemia a nível local.

No concelho do Bombarral foi hoje confirmado o primeiro caso confirmado de COVID-19. Trata-se de um individuo de idade sénior, do sexo masculino, residente na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo e que se encontra internado no hospital de referência e a ser devidamente acompanhado pelas autoridades de saúde.

Face à evolução que esta pandemia tem registado a nível nacional, é expectável que se venha a verificar um aumento do número de casos suspeitos. A Proteção Civil do Bombarral apela para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades.

Em caso de sintomas, apela-se à população para que não se dirija ao Centro de Saúde ou Hospital e utilize a linha SNS24 (808 24 24 24).

Reforça-se a obrigatoriedade de isolamento nos termos já decretados pelo Governo, assim como a adoção das recomendações de saúde, higiene e etiqueta respiratória, entre outros:
- Tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo;
- Lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
- Mantenha o distanciamento social de pelo menos, 2 metros.

Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada. Sempre que se justificar serão emitidos novos comunicados sobre a atual situação epidemiológica no Concelho do Bombarral.

Bombarral, 23 de março de 2020
Fonte: Serviço Municipal de Proteção Civil do Bombarral