Constituição do Centro de Coordenação Operacional Municipal

22-06-2022
Constituição do Centro de Coordenação Operacional Municipal
Município procede à constituição do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), cuja composição, atribuições e funcionamento dos CCOM são definidos no Decreto-Lei n.º 134/2006, de 25 de julho, na sua redação atual, cabendo ao Coordenador Municipal de Proteção Civil convocar e coordenar o CCOM.

Integram o CCOM do Bombarral o Coordenador Municipal de Proteção Civil, o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários do Bombarral e o Comandante do Posto da GNR do Bombarral.

Entre outras, são atribuições do CCOM assegurar a coordenação dos recursos e do apoio logístico das operações de socorro; proceder à recolha de informação estratégica relevante para as missões de proteção e socorro; garantir a gestão e acompanhar todas as ocorrências, assegurando uma resposta adequada.

Nesta primeira reunião foram ainda definidos os critérios de ativação e funcionamento do CCOM, bem como debatidos vários procedimentos de prevenção e de resposta operacional a eventuais eventos críticos.
Fonte: Serviço Municipal de Proteção Civil do Bombarral