Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

“Escola do Associativismo – Projeto-Piloto”

30-06-2022
“Escola do Associativismo – Projeto-Piloto”
[+] Fotos
Chegou ao fim a ação de capacitação para crianças e jovens sobre a importância da participação na sua comunidade e, em concreto, nas associações, clubes e coletividades locais, promovida pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), nos dias 24, 25 e 26 de junho.

A iniciativa decorreu na sede do Clube Recreativo Delgadense (CRD) e contou com o apoio das autarquias locais, Junta de Freguesia da Roliça e da Câmara Municipal do Bombarral, dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e de muitos/as associados/as do CRD.

A ação envolveu cerca de quinze crianças e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, residentes no Bombarral e abordou assuntos como os Direitos Humanos, a participação e a cidadania, o Movimento Associativo Popular, a formação e o envolvimento em associações e coletividades.

O projeto está integrado no plano de trabalhos do Observatório Associativismo Popular (2021-2022), uma parceria entre a CPCCRD, a Universidade Lusófona e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e procura dar resposta à necessidade identificada de promover a participação de crianças e jovens na sociedade civil, em particular nas associações, clubes e coletividades de cultura, recreio e desporto.

A equipa de coordenação foi composta por Conceição Brazão Correia, Rute Correia Azevedo, Jéssica Chainho Pereira, Natália Martins, Rodrigo Andrade e Delmira Rafael, assente na ideia de que as coletividades, associações e clubes constituem verdadeiras escolas de democracia e de cidadania, assumindo especial importância no desenvolvimento de competências fundamentais para a manutenção de sociedades livres, justas, participadas e democráticas.

Esta foi a primeira ação de um projeto que visa a criação de estratégias e ferramentas direcionadas para crianças e jovens, mas também para dirigentes associativos/as que queiram promover essas competências nas suas associações e coletividades.
Fonte: Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto