O Município do Bombarral volta a apoiar este evento que terá lugar nos dias 16 e 17 de junho

Festival da Batata com Sabor arranca este sábado

12-06-2018
Festival da Batata com Sabor arranca este sábado
O Município do Bombarral associou-se uma vez mais à Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, à Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, à Louricoop, à Porbatata e à ADL, entidades organziadoras do Festival da Batata com Sabor, que se vai realizar nos dias 16 e 17 de junho de 2018.

Este evento celebra, pela terceira vez, este produto agrícola, que encontra nesta zona da região Oeste, características de solo e clima distintas das demais regiões, potenciadoras do sabor da batata aqui produzida.

Como nas edições anteriores, o Festival é realizado no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, na Freguesia de Moita dos Ferreiros, porém ultrapassa as suas fronteiras, quer através das visitas aos campos de ensaio de produção de batata, durante as Jornadas Técnicas, quer através do seu Desfile de Tratores Antigos, que este ano se dirige à Lourinhã para uma receção nos Paços do Concelho.

O Festival conta com a presença de várias empresas do sector agrícola ligadas à produção da batata, que vêm dar a conhecer os seus produtos e inovações. Conta também com a presença de vários artesãos da região, das mais variadas áreas e com trabalhos em diversos materiais.

A gastronomia associada aos diversos paladares da batata terá o seu destaque na área de refeições da Esplanada "2 Bicas", que além das várias iguarias preparadas com batata, como o pão de batata com chouriço, serve também a tradicional “Batatada” com atum de barrica e bacalhau.

A abrilhantar esta festa dedicada à batata, estará também representada a “Confraria Nabos e Companhia”, Colegiada da Aguardente, demonstrações gastronómicas de estudantes e os petiscos criados com a batata como principal elemento.

Para os mais novos, a área lúdica com insufláveis e a área pedagógica da Quintinha, são os grandes atrativos, assim como os já famosos passeios de burro pelo recinto do Festival, a bordo da carroça do burro Onofre.

A animação musical em cartaz cativa no seu registo tradicional, tendo a participação de ranchos folclóricos, marchas populares, grupo de cavaquinhos, amigos do som e a atuação da Sociedade Lírica Moitense.

O dia 16 é marcado pelas Jornadas Técnicas, cuja organização está a cargo da Louricoop e da Porbatata. Será repartido entre visitas aos campos de ensaio para a demonstração in loco do desempenho das variedades de batata e do controle fitossanitário da cultura. Após o almoço serão retomadas as Jornadas Técnicas num colóquio, que decorrerá no recinto do Festival, subordinado ao tema “Pragas de Quarentena da Batata – Tecia Solanivora - Sintomas, estragos e estratégias de combate” que contará com a participação da Eng. Ana Paula Carvalho da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

O dia 17 tem como destaque o Desfile/exposição de Tratores Antigos em que participam dezenas de clássicos da lavoura.
Este ano, o desfile segue rumo à Lourinhã, onde os participantes serão recebidos pelos Sr. Presidente da Câmara com um “Mata-Bicho” nos Paços do Concelho.

Todos os participantes no desfile/exposição habilitam-se ainda a obter um dos três prémios do Festival da Batata: o Prémio Antiguidade, o Prémio Farrusca e o Prémio David Brown, ou a serem agraciados com uma das menções honrosas atribuídas pelo júri aos que mais se destacarem por alguma característica peculiar.

A organização do evento é da responsabilidade de cinco entidades que se unem para a promoção da batata, são elas, a Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, entidade que esteve na origem do festival, a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, a Louricoop, a Porbatata e a ADL, contando ainda com o apoio dos Municípios da Lourinhã e do Bombarral.

O Festival da Batata com Sabor é para toda a comunidade, com entradas gratuitas e um programa focado na tradição que certamente agradará a miúdos e graúdos.
Fonte: Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia