Evento promovido pelo Clube Recreativo Delgadense junta várias associações do concelho do Bombarral

Festival de Sopas da Delgada repetiu o sucesso das anteriores edições

07-03-2018
Festival de Sopas da Delgada repetiu o sucesso das anteriores edições
Cerca de duas centenas de pessoas contribuíram para o sucesso da quarta edição do Festival de Sopas da Delgada, organizado pela associação desta localidade, o Clube Recreativo Delgadense.

O evento realizou-se no passado dia 4 de março de 2018 e contou, uma vez mais, com a participação de várias associações do concelho do Bombarral, que têm nesta iniciativa uma oportunidade de angariar fundos para as suas atividades.

Nesta edição, os visitantes tiveram oportunidade de degustar nove sopas, para além de saborosas sobremesas e muitos outros petiscos, nomeadamente moelas, pataniscas, peixinhos da horta, entre outras iguarias confeccionadas pelo clube anfitrião.

Além dos petiscos, o Clube Recreativo Delgadense apresentou ainda duas sopas: a “Sopa Cinderela” e o “Sonho Verde”.

No que diz respeito às restantes colectividades, a Associação Recreativa e Desportiva dos Baraçais serviu uma “Sopa de Bacalhau com Ovos Esfarrapados” e um “Bolo de Bolacha”, enquanto o Clube Desportivo do Bombarral apresentou uma “Sopa da Pedra” e “Arroz Doce”.

O Grupo Desportivo e Recreativo da Azambujeira-dos-Carros apresentou-se com uma “Sopa de Polvo”, um “Doce de Ananás” e um “Bolo de Bolacha”, enquanto o Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” serviu uma “Sopa de Cogumelos”, uma “Canja”, “Farófias”, “Bolo Mármore com cobertura de chocolate” e “Torta de Laranja”.

Por fim, a Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral confeccionou um “Creme de Legumes”, uma “Sopa de Peixe” e várias sobremesas, nomeadamente “Queijadas de Pera Rocha”, “Queijadas de Leite” e “Bolo de Maçã e Canela”.

Como é hábito, a organização voltou a premiar as três melhores sopas, tendo a escolha sido da responsabilidade de um júri, constituído por Patrícia Pereira, vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Caetano, presidente da Junta de Freguesia da Roliça, e Maria do Rosário, sócia do Clube Recreativo Delgadense.

Como frisou a vereadora Patrícia Pereira, porta-voz dos elementos do júri, reconheceu que a escolha das vencedoras não foi tarefa fácil, face à qualidade das sopas apresentadas, e explicou que a seleção baseou-se essencialmente em itens como o sabor, a textura e a originalidade.

Relativamente à classificação, no primeiro lugar ficou a “Sopa da Pedra” do Clube Desportivo do Bombarral, na segunda posição ficou a “Sopa de Peixe” da Amigo Fiel, enquanto em terceiro ficou a “Canja” do grupo de teatro “Os Lendários”.

Presentes no evento estiveram também o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes e Nuno Vicente, numa afirmação da disponibilidade da autarquia em apoiar as iniciativas que emergem do movimento associativo.

No Festival de Sopas também não faltou animação, que este ano esteve a cargo dos elementos do Grupo de Cavaquinhos dos Universitários 50+ e do grupo de cantares populares “Os Mal Vestidos”, do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.