O evento vai decorrer de 8 a 13 de agosto na Mata Municipal do Bombarral

Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha começam esta terça

05-08-2017
Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha começam esta terça
É já esta terça-feira, dia 8 de agosto de 2017, que vai ter início o 34º Festival do Vinho Português e a 24ª Feira Nacional da Pera Rocha, certames que vão decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 13 de agosto.

A inauguração está agendada para as 17 horas, sendo a visita ao certame acompanhada pela Banda Filarmónica Carvalhense.

No primeiro dia do evento destaque ainda para o espetáculo da West Europe Orchestra, que nesta edição será acompanhada por Paulo de Carvalho, Rita Guerra, Vitorino e Lena D'Água. O concerto terá lugar no Anfiteatro Municipal, pelas 22 horas.

O bilhete para este espetáculo tem o valor de 8 euros (incluiu a entrada no certame) e está à venda no Posto de Turismo do Bombarral, Agência da Sorte, Quiosque S. Salvador (Largo da Igreja) e Posto Galp.

Ao longo da noite, na Mata Municipal os visitantes vão ter oportunidade de assitir à prestação dos Goliardos, grupo de música medieval e tradicional, através da gaita de foles e da percussão, entre outros instrumentos.

No dia seguinte destaque para a realização das Jornadas da Pera Rocha, que irão ter lugar pelas 16 horas, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, e onde se irá discutir alguns dos problemas que têm vindo a preocupar os vários agentes deste sector.

Neste dia terá ainda lugar a abertura, pelas 21:30, do Espaço Gourmet, com a confeção, pelos alunos do Curso de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, das receitas apresentadas no Concurso Gastronómico “Pera à Prova” na Categoria de Salgados.

A partir das 22 horas as atenções viram-se para o palco principal do certame, onde irá atuar a fadista Raquel Tavares.

Depois da Pera Rocha, no dia 10 de agosto teremos, pelas 18:00, as Jornadas do Vinho, cujo programa inclui, entre outros motivos de interesse, uma prova vertical dos vinhos da Quinta do Gradil

No Espaço Gourmet, pelas 21:30, estarão novamente os alunos do Curso de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, desta feita para confecionar ao vivo as receitas apresentadas no Concurso Gastronómico “Pera à Prova” na Categoria de Doces.

Já pelas 22 horas os visitantes terão oportunidade de assistir ao concerto do cantor portuense Miguel Araújo.

No dia 11 de agosto, sexta-feira, realizar-se-á, como é habitual, o Jantar da Pera Rocha e do Vinho, que incluiu a entrega dos prémios do Concurso de Vinhos e a homenagem aos produtores do concelho do Bombarral presentes no certame.

A participação neste jantar carece de inscrição prévia, que poderá ser efetuada no secretariado do certame.

Pelas 21:30, no Espaço Gourmet estará o Chefe Fábio Bernardino, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Quanto à vertente musical, neste dia a animação estará a cargo dos Lucky Duckies, tendo o espetáculo lugar no palco principal pelas 22 horas.

Para dia 12 de agosto, sábado, estão agendadas diversas atividades a começar pela caminhada promovida pelo Ginásio Mais Fitness, com início às 15 horas.

Já pelas 15:30 terá lugar, no Auditório Municipal, o Curso/Prova Organolética de Harmonização de Vinhos com Queijos, ação ministrada por Miguel Móteo, enólogo e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche na área de Enologia e Gastronomia e Vinhos.

À mesma hora terá igualmente lugar o lançamento de um livro, numa iniciativa do Centro Humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade que irá também promover diversas atividades ao longo do evento a pensar nos mais pequenos.

Já pelas 16:30 realizar-se-á a apresentação, na Mata Municipal, da “Sidrada – Sidra do Oeste”, sidra e espumante de sidra de maçã.

Ao longo da tarde haverá ainda animação musical, a cargo do Grupo Coral Alentejano da Adega Cooperativa da Vidigueira (16:00) e do Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas (18:00).

Regressando ao Espaço Gourmet, no dia 12 de agosto, pelas 21:30, teremos o chefe Paulo Santos, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

A partir das 22 horas, os visitantes terão oportunidade de assistir à atuação de Carlos Alberto Moniz e a Big Band da Nazaré, que irão brindar o público com um tributo ao cantor norte-americano Frank Sinatra.

Para finalizar a noite, nos Claustros do Palácio Gorjão terá lugar, pelas 24 horas, a sétima “Wine & Pear Party”, numa organização do Rotary Club do Bombarral.

O último dia do evento inicia-se com a III Volta do Vinho e da Pera Rocha, passeio de bicicleta promovido pelo Bombike.

Ao longo da tarde haverá ainda animação musical na Mata Municipal, com o Grupo de Concertinas do Vale do Tejo (16:00) e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Belo Horizonte do Salgueiro (18:00).

À noite, no Espaço Gourmet estará, pelas 21:30, a Chefe Paula Domingues, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

A fechar com chave de ouro mais uma edição do Festival do Vinho Português e a da Feira Nacional da Pera Rocha, teremos o espetáculo da cantora Aurea, no palco principal do certame pelas 22 horas.

Referência ainda para o Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” da Delgada, que voltaram a acetar o desafio de animar os visitantes com os seus divertidos sketches humorísticos.

Horário e preço do bilhete do certame

Terça a sexta: abertura às 17:00, encerramento à 01:00
Sábado e domingo: abertura às 15:00, encerramento à 01:00

O bilhete de entrada no certame tem um custo de 2.50 Euros.