34º Festival do Vinho Português e 24ª Feira Nacional da Pera Rocha

Jornadas da Pera Rocha e do Vinho

11-08-2017
Jornadas da Pera Rocha e do Vinho
À semelhança do que vem sucedendo nos últimos anos, o programa do Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha integrou um momento de discussão à volta do vinho e da pera rocha.

Na quarta-feira, dia 9 de agosto, realizou-se no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, a Jornada da Pera Rocha, evento coordenado por Maria João Batista, técnica da Cooperativa Agrícola do Bombarral, que teve como oradores Rui de Sousa, do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e Tiago Comporta, da CPF – Instituto Superior de Agronomia.

Ambos abordaram a problemática da estenfiliose, tendo ficado o alerta para a necessidade de se apostar seriamente na investigação desta doença que está a gerar grande apreensão junto dos produtores de pera rocha.

Na quinta-feira, dia 10 de agosto, foi a vez da Jornada do Vinho, que entre outros motivos de interesse, contou com uma prova organolética de Vinho Branco Leve Sôttal da colheita de 2016, engarrafado com rolha de cortiça natural e com cápsula de alumínio (Screw Cap).

Esta ação, ministrada pelo Eng.º Miguel Móteo, enólogo da Companhia Agrícola do Sanguinhal, teve o intuito de apresentar as vantagens do uso da cápsula de alumínio neste tipo de vinhos.

A finalizar, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu uma Prova Vertical de Vinhos da Quinta do Gradil.

Promovida pela Garrafeira FGP, a iniciativa proporcionou aos participantes a possibilidade de degustarem o vinho “Quinta do Gradil Cabernet Sauvinhon e Tinta Roriz” de três colheitas distintas.