Junta de Freguesia do Carvalhal entregou incentivos à natalidade

03-12-2019
Junta de Freguesia do Carvalhal entregou incentivos à natalidade
Dando continuidade a iniciativa de fomentar o registo dos recém-nascidos na freguesia, a Junta de Freguesia do Carvalhal entregou no passado sábado, dia 30 de novembro de 2019, mais seis incentivos à natalidade.

Com um valor de 150 euros, o incentivo foi atribuído a Clara Correia Porfírio (Rossio do Carvalhal), Dinis Mil-Homens Dias (Barrocalvo), Inês Figueiredo de Oliveira (Barrocalvo), Maria Emília Pereira da Fonseca Reis Crespo de Carvalho (Sanguinhal, Tomás João Dias (Barrocalvo) e Victória Mendes Santos (Bom Verto).

Reconhecendo que “não é pelo valor do incentivo que as pessoas pensarão em ter mais filhos”, Gonçalo Belisário, presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal, considera que “este acaba por ser um sinal de que a Junta tem gosto em que as crianças sejam registadas no Carvalhal, que ganhem amor pela sua freguesia e que cá se fixem”.

“Desde que haja condições económicas, esta é, com toda a certeza, uma medida para manter e o que queremos é que nasçam cada vez mais crianças na freguesia”, acrescentou.

Para além dos mais pequenos, a Junta de Freguesia tem também desenvolvido algumas ações direcionadas para a comunidade em geral, proporcionando-lhes alguns momentos de partilha e de convívio, como são exemplo os passeios promovidos anualmente pela Junta ou a Festa de Natal, que este ano terá lugar no dia 14 de dezembro na Sociedade Recreativa Sobralense.

Como sublinhou Gonçalo Belisário, “para que ninguém seja excluído, em colaboração com a Câmara Municipal, vamos disponibilizar transporte para que as pessoas com mobilidade reduzida se possam também deslocar até ao Sobral do Parelhão e participar na festa”.

Mais especificamente para a população sénior, “temos em vista a implementação de um projeto de proximidade social”, para além “do trabalho administrativo que é desenvolvido diariamente no apoio aos mais idosos no que diz respeito ao manuseamento das novas tecnologias”.

A título de exemplo, o autarca focou o facto de serem muitas as pessoas que recorrem à Junta de Freguesia para efetuar os pedidos de autorização para fazer as queimadas, algo que é feito através de uma plataforma eletrónica.