Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Luz sobre as Grutas: visita às grutas do Vale do Roto

19-07-2022
Luz sobre as Grutas: visita às grutas do Vale do Roto
Uma participação muito concorrida marcou a segunda visita guiada organizada pela ADPCCB – Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral. Nem o calor intenso que se fez sentir demoveu o grupo que, com curiosidade crescente, pôde entrar nas famosas grutas de Vale do Roto.

GALERIA DE FOTOS

Centrada na arqueologia pré-histórica, a sessão foi orientada pelo arqueólogo Luís Raposo, especialista em Pré-História Antiga, e pela arqueóloga Dina Matias, membro da Direção desta Associação, pretendendo dar a conhecer as ocupações préhistóricas em ambiente de gruta, que se desenvolveram no rebordo sul do vale tifónico das Caldas da Rainha.

A primeira paragem foi no alto da Serra do Picoto, momento fundamental para perceber a formação e ocupação humana das grutas, cavidades naturais características do relevo cársico, utilizadas como abrigos e necrópoles. A paisagem avistada permitiu aos arqueólogos explicar como a geomorfologia influenciou o estabelecimento dos povoados humanos na região, desde os tempos pré-históricos, observando-se o planalto das Cesaredas e a secção mais meridional do vale tifónico das Caldas da Rainha, tido como um dos maiores do país.

Num segundo momento, o grupo desceu até ao vale do Roto, escavado pela Ribeira da Zambujeira. Aqui, Luís Raposo e Dina Matias contextualizaram a descoberta das grutas e a sua exploração do ponto de vista arqueológico, com referência às principais figuras e objetos encontrados, maioritariamente do Paleolítico Médio e Superior, Neolítico e Calcolítico, guardados no Museu Nacional de Arqueologia e no Museu Municipal do Bombarral. Destaca-se um dente de homem de Neanderthal, um achado muito raro na arqueologia portuguesa!

Falou-se da Gruta da Água e da Gruta das Pulgas e visitaram-se as Grutas Nova, Lapa Larga e Lapa do Suão. Esta última foi um verdadeiro “prémio” para quem conseguiu trepar a inclinada encosta, sob o sol escaldante de Verão. Lá dentro, foi possível observar melhor as formações rochosas da gruta e percorrer parte da mesma.

A ADPCCB - Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral agradece a todos os participantes, assim como a todas aquelas pessoas que manifestaram o seu interesse em inscrever-se na visita, mas não tiveram vaga. Fica a promessa de uma nova visita, para breve!
Fonte: ADPCCB – Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral