Município do Bombarral, Governo e CCDR LVT juntos na procura de uma solução para a Pentacoelho

05-02-2018
Uma situação que se arrasta há vários anos, na freguesia do Pó, decorrente de maus cheiros, juntou a Secretaria de Estado do Ambiente e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), em visita à empresa Pentacoelho.

Esta visita decorreu depois de uma reunião na Secretaria de Estado do Ambiente, solicitada pelo Município do Bombarral, entre o Secretário de Estado, Carlos Martins, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bombarral, Nuno Vicente, a Junta de Freguesia do Pó, representada pelo presidente Nuno Bernardino e José Francisco, e o representante dos moradores, Steve Pedro.

A visita ao Bombarral iniciou-se com uma receção informal na Câmara Municipal, tendo os dois representantes do Governo tido oportunidade de trocar algumas ideias sobre o assunto que motivou esta visita com presidente da autarquia, Ricardo Fernandes.

Demonstrando interesse em perceber no local quais os motivos das queixas apresentadas por alguns populares da localidade do Pó relativamente aos odores que supostamente são emitidos por esta unidade, o Gabinete do Secretário Estado do Ambiente promoveu esta visita à Pentacoelho.

Para averiguar a situação deslocaram-se ao local o adjunto do Secretário de Estado do Ambiente, Machado Dias, e o vice-presidente da CCDR LVT, Fernando Ferreira, acompanhados pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral.

A comitiva teve assim oportunidade de verificar em que condições a unidade está a laborar, tendo João Poseiro, administrador da empresa, apresentado as várias etapas e espaços de produção.

Para além do respeito por todas as normas legais e da obtenção das diversas certificações necessárias para o seu bom funcionamento, a empresa, como frisou o administrador, obteve recentemente a certificação internacional “GMP + Feed”, que garante a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de produção.

Com esta visita, pretendeu-se igualmente sensibilizar a administração no sentido de se encontrar uma solução que possa minimizar esta situação, tendo as ideias transmitidas pelo adjunto do Secretário de Estado do Ambiente e pelo vice-presidente da CCDR LVT sido bem acolhidas pelo administrador da Pentacoelho.