Mostra decorre no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher

Museu do Bombarral acolhe exposição sobre Carolina Beatriz Ângelo

12-03-2018
Museu do Bombarral acolhe exposição sobre Carolina Beatriz Ângelo
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, inaugurou, no dia 8 de março de 2018, a exposição “Ecos da Imprensa – Carolina Beatriz Ângelo”, que se encontra patente no Museu Municipal até ao próximo dia 31 de março.

O momento contou ainda com a presença do vice-presidente da edilidade, Nuno Vicente, da vereadora Patrícia Pereira, bem como dos(as) alunos(as) de duas turmas da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, acompanhados(as) pelas respectivas professoras.

Sublinhando a importância desta exposição e das comemorações do Dia Internacional da Mulher, Ricardo Fernandes frisou que a luta das mulheres pela obtenção dos mesmos direitos do homem ainda hoje é uma realidade.

“Esta é uma luta que vem desde há muito tempo, embora com resultados que nos dias de hoje não se comparam com o período durante o qual viveu Carolina Beatriz Ângelo, que foi uma mulher precursora nesta matéria, como demonstra o facto de ter sido a primeira mulher a realizar uma cirurgia em Portugal”, acrescentou.

Considerando tratar-se de um “tema que continua atual”, o edil finalizou a sua intervenção dirigindo-se às alunas presentes, pedindo-lhes que “pugnem permanentemente pelos direitos da mulher enquanto pessoa”.

Por sua vez, a vereadora Patrícia Pereira afirmou ser “um privilégio percebermos que, ao longo de tantos anos de luta, as mulheres se têm vindo a afirmar e a conquistar o seu lugar”, algo que acredita que irá continuar a acontecer pelas capacidades que são intrínsecas ao sexo feminino.

“Nunca se deixem ficar na sombra, lutem sempre pelos vossos ideais, pelas vossas vontades, pelos vossos sonhos”, concluiu a autarca.

Da autoria da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, esta mostra apresenta-nos Carolina Beatriz Ângelo, mulher que viveu entre 1878 e 1911, tendo-se destacado, entre outros aspectos, pelo facto de ter sido a primeira mulher a votar em Portugal, num período em que este direito não era concedido ao sexo feminino.

Após a inauguração, seguiu-se uma visita guiada à exposição, conduzida pela voluntária Guida Bruno, da Mala D’Estórias.

Neste dia dedicado às mulheres, o Município do Bombarral não se esqueceu das colaboradoras da autarquia, a quem entregou uma pequena lembrança, executada pelos(as) alunos(as) dos Universitários 50+, e um poema alusivo a esta efeméride. (veja as fotografias aqui)

Comemorações do Dia Internacional da Mulher prosseguem com a “Sessão M+”

Do programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher no Bombarral consta ainda a realização, no dia 16 de março, da “Sessão M+”, na qual serão homenageadas várias mulheres do concelho do Bombarral que se destacaram em diferentes áreas. A cerimónia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, com início pelas 21 horas.

O encerramento das comemorações acontecerá no dia 19 de março com a realização da “Hora do Conto”, atividade que irá acontecer na Biblioteca Municipal.

Trata-se de uma iniciativa mais vocacionada para o público infantil, que consiste na leitura do livro “Maruxa”, da autoria de Eva Mejuto (texto) e Mafalda Milhões (ilustrações), que nos conta a história de Maruxa, do seu marido Zezinho, abordando de forma divertida a questão da distribuição das tarefas domésticas.