Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Rastreios e colóquios tiveram grande adesão

1ª Feira da Saúde do Bombarral

29-05-2017
1ª Feira da Saúde do Bombarral
[+] Fotos
Das várias atividades que ocorreram nos dois dias da Feira da Saúde, é de realçar a grande procura da população relativamente aos rastreios disponíveis, bem como a adesão aos colóquios.

Na Unidade Móvel de Saúde do Bombarral os visitantes puderam efetuar rastreios teledermatológicos, na unidade da Santa Casa da Misericórdia realizaram-se rastreios cardiovasculares, enquanto a Essilor Portugal promoveu rastreios oftalmológicos.

Participaram ainda no evento os Bombeiros Voluntários do Bombarral, que na tarde de sábado promoveram um workshop de “Suporte Básico de Vida”, o Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica e o ACeS Oeste Norte que, entre outras iniciativas, ajudou os visitantes a registarem-se do novo Portal da Saúde.

O certame contou também com a participação da Clínica de Reabilitação do Bombarral, com um espaço dedicado às especialidades de fisioterapia e osteopatia, a Animais +, promovendo a terapia com animais, e a empresa Colheitas de Óbidos, com a venda de produtos biológicos.

Quanto aos colóquios, que contaram com uma adesão bastante positiva por parte da população, o primeiro teve como tema a problemática do alcoolismo e foi promovido pela Conferência Vicentina do Bombarral.

Alcoolismo na adolescência é uma preocupação

Na abertura do colóquio, Nuno Mota, dirigente da Conferência Vicentina, abordou o trabalho que esta instituição desenvolve, justificando a realização desta iniciativa pela realidade existente no concelho, e a nível nacional, bem como pelas consequências associadas a esta problemática.

A ação contou ainda com a participação de um representante dos Alcoólicos Anónimos, que partilhou com os presentes a sua experiência pessoal e falou um pouco sobre este grupo de homens e mulheres que, através da partilha, procura ajudar a resolver um problema que lhes é comum.

Outra das intervenções pertenceu a Fátima Neves, enfermeira do ACeS ON, que centrou a sua apresentação no consumo excessivo de álcool por parte dos adolescentes.

Recorrendo a um estudo realizado com alunos dos 7º ao 12º anos de escolaridade dos seis concelhos abrangidos pelo ACeS ON, a profissional de saúde adiantou que 68% dos inquiridos afirmaram que eram bebedores habituais, entre os quais se incluem jovens com apenas 12 anos de idade.

Olhando para esses dados, Fátima Neves defende um trabalho mais aprofundado junto das escolas, procurando assim evitar que “os adolescentes se tornem adultos alcoólicos”.

A importância da alimentação e da atividade física na saúde

O segundo colóquio, que se realizou no dia 20, foi subordinado ao tema “Alimentação e Desporto”, e teve como orador Paulo Baptista, que além de professor de educação física conta com uma Pós-Graduação em Nutrição e Dietética Aplicada ao Desporto e um Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada com especialização em Nutrição e Atividade Física.

Falando sobre a importância da alimentação e da atividade física na saúde, o docente começou por apresentar a atual realidade nacional em relação aos hábitos alimentares e à prática de exercício físico, que segundo um inquérito realizado nos anos de 2015/2016 não é muito positiva.

Na sua apresentação, Paulo Baptista falou ainda sobre a nova pirâmide alimentar, especificando cada um dos grupos de alimentos, e sobre a pirâmide da atividade física, indicando a quantidade e o tipo de exercícios que se deveria praticar.

Em jeito de conclusão, o docente alertou que “o nosso organismo não está adaptado ao nosso modo de vida atual”, estando “as doenças mais comuns relacionadas com a falta de exercício”.

No segundo dia do evento teve ainda lugar, no Anfiteatro Municipal, uma aula de yoga, promovida pela Ashrama Bombarral – Associação do Yoga, e outra de pilates, levada a cabo pelo Clínica de Reabilitação do Bombarral.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho