Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

O evento decorreu no Teatro Eduardo Brazão e contou com a presença dos Ministros da Administração Interna e do Planeamento

Bombarral acolheu o lançamento da 6ª edição do PEPAL

04-07-2019
Bombarral acolheu o lançamento da 6ª edição do PEPAL
[+] Fotos
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, deslocaram-se esta quarta-feira, dia 3 de julho de 2019, à vila do Bombarral, onde teve lugar a cerimónia de lançamento da 6ª edição do PEPAL – Programa de Estágios Profissionais para a Administração Local.

A cerimónia, que se realizou no Teatro Eduardo Brazão, contou ainda com a participação do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, bem como dos presidentes da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, e da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, Pedro Cegonho.

A abertura do evento, no qual estiveram ainda presentes autarcas de vários pontos do país e representantes de várias instituições, coube ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, que se congratulou pela vila bombarralense ter sido a escolhida para a realização da cerimónia de lançamento “deste tão importante e distinto projeto”.

O edil salientou ainda que este programa “é mais uma porta aberta aos nossos jovens, quer nesta inovadora visão, quer na forma como podem também eles ajudar no caminho para uma cada vez mais efetiva modernização administrativa e para uma nova e revigorante visão sobre o serviço público”.

Seguiu-se a apresentação técnica da sexta edição do PEPAL, pelo subdiretor-geral da Direção-Geral das Autarquias Locais, António Ribeiro, que, reforçando as palavras do presidente da edilidade, sublinhou que esta medida “visa rejuvenescer em massa critica, oportunidades e conhecimento os quadros das autarquias locais”.

Por sua vez, o Ministro do Planeamento abordou a questão dos fundos comunitários, salientado o trabalho que tem sido realizado com as autarquias locais no sentido de colocar estes apoios ao serviço das populações.

Nelson de Souza considera que “o poder local é o verdadeiro interprete do nosso objetivo de fazer chegar este instrumento de apoio à população e de responder às suas necessidades mais diretas”.

“Uma fatia significativa dos recursos do Portugal 2020 está nas mãos de quem está perto das populações e dos problemas que nós queremos resolver”, realçou o governante.

A última intervenção da tarde pertenceu ao Ministro da Administração Interna, que começou por salientar o facto deste ser o “programa de qualificação de pessoas nas autarquias locais de maior dimensão que alguma vez tivemos, superando todas as edições anteriores”.

“São mais de 18,5 milhões de investimento de Fundos Europeus, que permitirá mobilizar 2100 jovens quadros para as nossas freguesias e para os nossos municípios”, realçou Eduardo Cabrita.

O governante sublinhou ainda que “esta medida não visa criar emprego fácil, mas sim promover a qualificação nas novas áreas abrangidas no processo de descentralização, contribuindo para que as autarquias estejam melhor preparadas para assumir estes novos desafios”.

Nesta segunda fase da sexta edição do PEPAL são lançados 2100 estágios, o maior número de sempre, os quais se destinam a jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura ou de cursos técnicos superiores profissionais ou técnicos profissionais.
 
Podem ser entidades promotoras dos estágios: municípios, freguesias, áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais, empresas locais e associações públicas de municípios e de freguesias.
 
Os estágios são cofinanciáveis pelo Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais, num montante disponível de cerca de 18,5 milhões de euros.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho