Abertura oficial do evento realizou-se esta terça-feira em Caldas da Rainha

Já começou Mês da Juventude do Oeste

21-03-2016
Já começou Mês da Juventude do Oeste
Cerca de seis centenas de jovens lotaram esta terça-feira, dia 15 de março de 2016, o auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha para a abertura oficial do Mês da Juventude do Oeste, iniciativa que juntou os municípios de Bombarral, Alcobaça, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

A decorrer até ao próximo dia 15 de abril, o evento conta com um extenso programa, no qual constam cerca de meia centena de atividades nas mais diversas áreas.

A sessão de abertura do evento voltou a juntar os autarcas dos seis municípios envolvidos na organização do evento, e contou com a presença de Nuno Félix, chefe do gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Enquanto anfitrião, coube a Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, a primeira intervenção. O edil recordou a evolução dos eventos promovidos pela sua autarquia a pensar nos jovens e agradeceu aos restantes autarcas “por terem aceite ser parceiros nesta iniciativa”.

Tinta Ferreira fez ainda questão de elogiar a juventude dos concelhos da região Oeste, que considerou ser muito dinâmica, e afirmou contar com “os jovens para que o Mês da Juventude seja também ele muito dinâmico”.

Inês Silva, vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, salientou que o Mês da Juventude é um evento levado a cabo “a pensar inteiramente nos jovens” e nesse sentido desejou que os jovens “se divirtam e que aproveitem”.

Por sua vez, José Manuel Vieira, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, realçou a “união entre estes municípios da região Oeste”, salientando que “se é fantástico estar neste ambiente entre seis município, será ainda mais se para o ano podermos estar entre os 12 municípios do Oeste”.

O edil deixou ainda uma palavra de apreço à autarquia anfitriã, destacando o papel do vereador Hugo Oliveira pela forma como “consegue sempre envolver a juventude e todos nós nestas situações”.

José Bernardo, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, mostrou o seu agrado pelo seu concelho ter sido convidado a integrar à iniciativa, destacando que se trata de uma oportunidade para “os jovens do Cadaval compartilharem vivências e experiências com a juventude dos outros municípios”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, a realização do Mês da Juventude é “uma coisa única e que vai ter outros desenvolvimentos no futuro”. “Contrariamente ao que se diz, os autarcas não andam distraídos, andamos a fazer o melhor por todos vocês”, afirmou.

Reforçando as palavras do presidente da autarquia do Bombarral, Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, felicitou “o vereador Hugo Oliveira e o presidente Tinta Ferreira por terem encetado esta ignição”, que o autarca acredita poder estender-se, no próximo ano, a todos os municípios da região.

No encerramento da sessão de abertura do Mês da Juventude do Oeste, Nuno Félix, em nome do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, enalteceu as autarquias envolvidas no evento por se terem “associado na promoção de um mês dedicado à juventude”.

O governante desafiou os jovens do Oeste a “aproveitarem esta rede para daqui em diante poderem, em conjunto, definir com os jovens dos diferentes concelhos do Oeste quais são as suas prioridades e quais os mecanismos de implementação que têm ao seu dispor”.

Para as autarquias, deixou um apelo no sentido de “apostarem nos orçamentos participativos jovens e nos Conselhos Municipais da Juventude, que são mecanismos fundamentais e que todos temos a responsabilidade de incentivar e de implementar”.

Este apelo, segundo referiu, é também “um desafio para os jovens, para que não fiquem em casa, para que participem na vida em comunidade e reivindiquem o que entendem ser seu por direito, porque este país é vosso, não no futuro, mas já”.