A abertura do evento teve lugar em Caldas da Rainha

Já começou o Oeste Jovem 2017

24-03-2017
Já começou o Oeste Jovem 2017
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, presidiu esta segunda-feira, dia 23 de março, à abertura do Oeste Jovem 2017, que vai decorrer até ao próximo dia 12 de maio.

Neste evento estão, pela primeira vez, envolvidos os 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que prepararam, em conjunto com os respetivos Agrupamentos de Escola e associações de estudantes, um vasto conjunto de atividades.

A abertura, que se realizou no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, contou com a presença dos autarcas dos vários municípios da região, entre os quais o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira.

Após a atuação do Grupo de bombos da Escola Técnica e Empresarial de Caldas da Rainha, coube ao autarca anfitrião a intervenção inaugural, tendo Tinta Ferreira começado por afirmar a sua satisfação por “termos finalmente conseguido organizar o Oeste Jovem com os 12 municípios”, algo “que é notável”, como frisou.

O edil caldense salientou ainda a importância desta interligação entre os jovens de todos os concelhos da região, tendo mesmo afirmado que são este jovens “que vão criar a cultura do Oeste, no futuro, para bem da região e do país”.

Por sua vez, Pedro Folgado, presidente da Oeste CIM, destacou a importância da região Oeste para o país, realçando a riqueza, em termos históricos, culturais, patrimoniais, paisagísticos ou gastronómicos, existente nos 12 concelhos que a compõe.

A última intervenção pertenceu ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que começou por dirigir um forte elogio aos 12 municípios do Oeste por se terem juntado na organização “desta grande festa da juventude”.

João Paulo Rebelo aproveitou também para falar sobre alguns dos programas que o Governa está a desenvolver no âmbito do apoio aos jovens, como é o caso dos programas promovidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, da disponibilização de estágios profissionais ou ainda do apoio ao arrendamento jovem.

A sessão de abertura do Oeste Jovem 2017 contou ainda com o painel “Curte o que fazes e faz o que curtes”, que contou com a participação dos DJ Ride e DJ Stereossauro (Beatbombers, duas vezes campeões do mundo de scratching), do DJ Holly (um dos mais conceituados dj’s da actualidade), Lara Seixo Rodrigues (arquitecta, curadora e produtora de arte urbana) e João Neves, da Sensi System - Startup Lisboa, todos eles jovens, criativos e com muito sucesso naquilo que fazem.

O evento finalizou com a atuação dos três Dj’s convidados, para grande satisfação dos jovens que encheram o auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

Ainda no que diz respeito à sessão de abertura do Oeste Jovem 2017, é também de referir a degustação de alguns produtos dos vários concelhos da região, tendo o Bombarral sido representado pelos “Gorjões do Palácio”, pelos “Mimosos” e pela fruta desidratada da Fruta Formas.

Até 12 de maio são várias as iniciativas, divididas pelos 12 municípios, nas quais os jovens vão ter oportunidade de participar, assegurando as autarquias o transporte entre os vários concelhos onde as mesmas irão acontecer.

A ficha de inscrição para as várias atividades encontra-se disponível no portal do Município do Bombarral AQUI.