A iniciativa teve como finalidade sensibilizar os alunos do1º ciclo para o combate às alterações climáticas

Maria visitou o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

05-12-2019
Maria visitou o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
No dia 4 de dezembro de 2019, várias turmas de 1º Ciclo do Ensino Básico do Bombarral, dirigiram-se ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó para uma ação de sensibilização ambiental com a Maria.

À entrada, a Maria aguardava as crianças que facilmente a reconheceram e identificaram, associando-a ao rosto do combate às alterações climáticas.

A iniciativa começou com uma explicação sobre os possíveis cenários climáticos na Região Oeste até ao final do século e respetivas áreas prioritárias de intervenção, no Município do Bombarral.

Os alunos puderam ainda conhecer outros projetos ligados à temática da sustentabilidade, promovidos pela OesteCIM, nomeadamente: recolha de pilhas, campanhas de sensibilização para a reciclagem em grandes eventos, distribuição de kits de sensibilização ambiental aos alunos do 4º ano e ainda Concursos de Empreendedorismo que tiveram a Economia Circular como temática principal.

Depois de apresentado o OestePIAAC, o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, dirigiu-se aos alunos para alertar para a importância da preservação do planeta, de forma a evitar cenários futuros catastróficos.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de assistir a um vídeo sobre as alterações climáticas com a Maria e a sessão terminou com a Bang Bike, uma bicicleta construída a partir de outras bicicletas, com materiais antigos e reutilizados, que inspira o público para a sustentabilidade.

A bicicleta projetou várias imagens animadas nas paredes, que fizeram as delícias dos mais novos.

Sobre o Projeto Maria

A Maria nasceu para levar aos habitantes da Região Oeste e do país uma mensagem de combate às alterações climáticas. Esta menina de 9 anos irá percorrer os 12 Municípios da Região Oeste e divulgar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O principal objetivo é dar a conhecer os possíveis cenários na Região Oeste até ao final do século face às alterações climáticas e as medidas de adaptação que serão adotadas em cada Município, na respetiva área de intervenção prioritária.

O objetivo inicial é passar a mensagem aos mais novos para que se assumam como agentes de mudança de comportamentos diários que, consequentemente, irão influenciar e afetar o dia-a-dia dos seus familiares, em prol da preservação do planeta.
Fonte: Oeste CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste