Estudantes receberam o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte

Matilde Mil-Homens e Martim Faria são os melhores alunos do 4º ano

28-10-2019
Matilde Mil-Homens e Martim Faria são os melhores alunos do 4º ano
Tal como acontece há quase meio século, o último domingo do mês de outubro foi dia de entrega de mais um Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte, galardão que distingue a melhor aluna e o melhor aluno do 4º ano de escolaridade do concelho do Bombarral.

Desta feita, a cerimónia aconteceu a 27 de outubro de 2019, e os estudantes distinguidos com este prémio, instituído no longínquo ano de 1971, foram a aluna Matilde Rodrigues Mil-Homens e o aluno Martim Fernandes Faria.

Com quase meio século de existência, o prémio foi criado pelo benemérito Jaime Gomes Duarte em homenagem aos seus pais, naturais do Vale Covo, recebendo à aluna e o aluno com melhor avaliação, uma verba resultante dos juros de um depósito bancário no valor de 500 Euros (100 mil escudos na altura).

Como tem sido hábito desde a abertura do Centro Escolar, a entrega do prémio decorreu no Pavilhão Jaime Gomes Duarte, que uma vez mais abriu as suas portas para receber esta cerimónia, que incluiu ainda a entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos que se distinguiram pelas notas obtidas no final do 1º Ciclo.

Para além dos familiares dos alunos distinguidos, a cerimónia contou ainda com a presença de diversas individualidades, como o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes, o diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Emanuel Vilaça, o coordenador do Centro Escolar, Luís Camilo Duarte, o presidente da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte, e Maria Adelaide Duarte Laranjeiro, filha de Jaime Gomes Duarte.

Depois de recordar a história deste prémio, o diretor do AEFP destacou “o gesto altruísta e de manifesta solidariedade” de Jaime Gomes Duarte, salientando que o espírito solidário deverá ser precisamente “uma característica intrínseca destes meninos e meninas quando terminarem a sua escolaridade”.

Sublinhando o seu simbolismo, Emanuel Vilaça congratulou-se com o facto deste prémio continuar “a resistir ao poder devastador da memória coletiva que nós, enquanto sociedade, temos face a tudo o que nos lembra um tempo de pobreza e miséria”, considerando “um erro erradicarmos os símbolos e as marcas que fazem a história de quem somos hoje”.

Sobre os estudantes distinguidos, o docente salientou que “alguns vão continuar a ser bons alunos, a ter bons resultados”, enquanto outros “vão, progressivamente, perder o interesse por aquilo que a escola lhes representa”.

Mas é da riqueza desta diversidade, segundo o diretor do AEFP, que vive a escola pública, onde a solidariedade e a interajuda têm que “ser cada vez mais a chave de um sucesso para todos”.

Por fim, Emanuel Vilaça felicitou “os meninos e as meninas que receberam os seus merecidos diplomas de mérito”, bem como as famílias “a quem eles devem esta oportunidade”.

Começando por enaltecer o mérito de todos os estudantes distinguidos, bem como dos respetivos professores e familiares, o presidente da Câmara Municipal afirmou que, da parte da autarquia, “vamos continuar a fazer um esforço para criar cada vez melhores condições para todos”, numa alusão às melhorias introduzidas recentemente no Centro Escolar.

Para além das questões do edificado, o autarca salientou o trabalho que tem sido realizado pela animadora disponibilizada pelo Município e que “tem contribuído positivamente para a promoção do sucesso escolar”, bem como a contratação de um professor de educação física, que “vem colmatar algumas dificuldades sentidas nesta área”.

Antes de se proceder à entrega dos diplomas, Maria Adelaide Duarte Laranjeiro dirigiu igualmente algumas palavras a todos os presentes, começando por sublinhar o lado solidário do seu pai, ao recordar que a sua disponibilidade para ajudar os outros ia muito para além deste prémio escolar.

Seguidamente, aproveitou para endereçar uma palavra de apreço e felicitação aos estudantes premiados e aos seus pais, “sem esquecer os professores que se empenharam a transmitir os seus conhecimentos e a ajudar os seus alunos”. “Não há bons alunos se não houver bons professores”, frisou.

Alunos distinguidos com o Diploma de Mérito com Distinção:
Ana Lemos, Duarte Silva, Gustavo Figueiredo, Laura Santos, Madalena Pinheiro, Margarida Antunes, Victória Agostinho, Iara Faustino, Martim Faria, Simão Roça, Francisca Silva, Laura Correia, Maria Francisca Ferreira, Matilde Mil-Homens, Rita Santos, André Libânio, Carolina Jorge, Guilherme Coelho, Íris Filipe, Leonor Duarte, Mariana Duarte e Sara Paulo.

Alunos distinguidos com o Diploma de Mérito:
Hugo Santos, Matilde Silva, Gabriel Ramos e Pedro Ferreira.