Evento junta os municípios do Bombarral, Alcobaça, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche

Mês da Juventude no Oeste com mais de 50 actividades

10-03-2016
Mês da Juventude no Oeste com mais de 50 actividades
Entre 15 de março e 15 de abril são mais de cinco dezenas as atividades que aguardam os jovens da região no Mês da Juventude do Oeste, iniciativa que juntou os Municípios do Bombarral, Alcobaça, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

A apresentação do evento aconteceu no passado dia 1 de março, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, numa conferência de imprensa onde os representantes dos seis municípios deram a conhecer à comunicação social o vasto programa que pretende mobilizar a juventude oestina.

Enquanto anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, abriu a sessão elencando o trabalho que a autarquia a que preside tem desenvolvido em prol dos jovens.

Sobre o Mês da Juventude do Oeste, o autarca destacou as “mais de 50 atividades” que constam no programa deste evento intermunicipal.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, salientou que esta iniciativa pretende “contribuir para o crescimento saudável dos nossos jovens de forma a que a região possa retirar o melhor proveito da sua capacidade pró-ativa”.

O autarca recordou ainda a edição do ano passado, na qual participaram o Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos, congratulando-se por desta feita se ter conseguido juntar mais municípios, contribuindo assim para “uma região mais sólida e sem barreiras”.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, prosseguiu afirmando que atualmente “não faz sentido haver fronteiras entre territórios, que são mais amplos que os concelhos ou os distritos”.

Para o edil obidense, o Mês da Juventude “é um argumento para puxar por aquilo que temos de mais potencial, que são os jovens”.

Por sua vez, Inês Silva, vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, frisou que é “importante que o Oeste esteja unido na criação de oportunidades para que os jovens possam deslocar-se pelos vários concelhos da região”.

Mantendo a mesma tónica, Ricardo Pinteus, vereador da Câmara Municipal do Cadaval, espera que este evento “contribua para a acabar com as fronteiras na região” e que os jovens possam, através da participação nas várias actividades programadas, “conhecer os vários concelhos e sua realidade”.

Por fim, Hugo Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, deixou um apelo à participação, salientando que a “programação do Mês da Juventude resulta da vontade dos jovens”. “Só faz sentido esta mobilidade se o programa tiver o que os jovens querem”, acrescentou.

O autarca acredita que estão reunidas “as condições para a iniciativa ser um sucesso”, considerando mesmo que, tendo em conta a qualidade do programa, “seria um desperdício os jovens não aproveitarem”.

No final, cada um dos autarcas foi convidado a destacar uma atividade que irá ter lugar no respectivo concelho.

António José Correia escolheu as “Atividades Náuticas”, que ocorrerão em Peniche no dia 21 de março e que contemplam modalidades como o surf e o bodyboard.

Humberto Marques deixou um convite para o Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, que terá início dia 31 de março.

José Manuel Vieira desafiou os jovens a participarem na atividade “Bombarral Radical”, marcada para 9 de Abril, na qual terão oportunidade, entre outras experiências, de andar de kart no KIRO - Kartódromo do Oeste.

Inês Silva destacou o debate “Como construir o futuro?”, que acontecerá no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 14 de abril.

Ricardo Pinteus escolheu a demonstração de “geocaching urbano” que decorrerá a 2 de Abril na vila do Cadaval.

Já Hugo Oliveira destacou a final da iniciativa “Toma lá Talento”, que irá ter lugar no dia 15 de abril no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.