Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

A iniciativa foi inserida no evento Fórum Saúde, que decorreu entre 17 e 19 de maio

Congresso da Festa Sénior realizou-se no Bombarral

20-05-2019
Congresso da Festa Sénior realizou-se no Bombarral
[+] Fotos
O Município do Bombarral acolheu esta sexta-feira, dia 17, o VII Congresso do Envelhecimento Ativo - Saúde, Bem-estar e Estilos de Vida, evento inserido na edição de 2019 do programa intermunicipal "Festa Sénior" e que foi integrado no evento "Fórum Saúde", que decorreu, até dia 19, no Largo da Igreja.

Composto por vários painéis, o primeiro teve como tema os “Desafios na terceira idade” e contou com as intervenções de Mariana Mateus, fisioterapeuta na Clínica NeuroSer, e Luísa Lopes, investigadora no Instituto de Medicina Molecular.

"Envelhecimento e Demências" foi o tema da apresentação de Mariana Mateus, na qual abordou questões como o diagnóstico das demências, os fatores de risco e de prevenção, assim como as formas de intervenção.

Por sua vez, Luísa Lopes falou sobre "O que acontece ao cérebro à medida que envelhecemos", tendo apresentado alguns dos vários estudos realizados neste âmbito.

O painel seguinte foi subordinado ao tema “Envelhecimento ativo e saúde”, tendo Luís Mata, médico dentista na Clínica da Mata, falado sobre as implicações da saúde oral na saúde geral, enquanto Alberto Claudino Nunes, professor de Educação Física, falou sobre o desporto e o envelhecimento, elencando alguns exemplos de boas práticas.

Antes de encerrar o período da manhã, teve lugar ainda uma comunicação de Mónica Gomes e Sandra Martins, co-autoras do livro “Jogos de Intervenção Terapêutica para Adultos e Idosos”, o qual apresenta várias atividades que têm como objetivo contribuir para a manutenção e/ou reabilitação de competências de adultos e idosos, promovendo a sua funcionalidade comunicativa.

No período da tarde, que começou com um momento de magia com o mágico Manuel Barata, o primeiro fórum de discussão foi subordinado ao tema “Envelhecimento e bem-estar”.

A primeira intervenção foi de Liliana Patrício, coach de psicologia positiva, cuja apresentação se centrou nas questões da felicidade na terceira idade e na intervenção da psicologia positiva nas pessoas idosas.

A sessão prosseguiu com a temática "A sexualidade não tem idade", apresentada por Fátima Neves, enfermeira especialista em enfermagem comunitária da USP Zé Povinho, de Caldas da Rainha. Como salientou “a sexualidade é muito mais do que o ato sexual, pressupõe amor, carinho, sensualidade, fantasia e inteligência”.

O último painel do dia foi dedicado ao papel dos/as cuidadores/as na promoção do bem-estar e começou com as intervenções de Fernanda Viola e Mónica Conde, enfermeiras especialistas e, Saúde Mental da UCC Bombarral/Peniche, cuja apresentação se centrou na importância dos cuidadores informais.

A finalizar o congresso, Miguel Miguel, Enfermeiro Chefe da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, falou sobre a importância na comunidade dos Cuidados Continuados. Na sua comunicação apresentou alguns dados sobre a rede nacional e o seu funcionamento e falou sobre o Hospital Casimiro da Silva Marques, que integra a referida rede desde 2007.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho