Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Programa de promoção da saúde mental é dinamizado por várias entidades do concelho do Bombarral

Projeto “SaudávelMente” foi distinguido pelo Presidente da República

05-02-2020
Projeto “SaudávelMente” foi distinguido pelo Presidente da República
[+] Fotos
O projeto “SaudávelMente”, programa de promoção da saúde mental junto das crianças e dos idosos do concelho do Bombarral, foi distinguido, no passado dia 30 de janeiro de 2020, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter integrado o Ano Nacional da Colaboração.

Nascendo da colaboração entre diversas entidades do concelho, nas quais se inclui a Câmara Municipal, a distinção deste projeto ocorreu na sessão de encerramento do Ano Nacional da Colaboração, que se realizou no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Para receber o respetivo certificado, na cerimónia marcaram presença a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira, e a enfermeira Mónica Conde, da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bombarral e Peniche.

Para a vereadora da autarquia bombarralense, esta distinção é motivo de “enorme orgulho e satisfação” para todas as entidades envolvidas, mas “serve, acima de tudo, de estímulo para reforçar ainda mais o espírito colaborativo que este programa gerou e para dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido até aqui”. 

Além da autarquia e da UCC, no projeto “SaudávelMente” estão ainda envolvidas a Unidade Local de Saúde Pública do Bombarral, o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (Bombarral - Peniche), a Equipa de Saúde Escolar, o Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Bombarral e a Guarda Nacional Republicana.

Desde a sua criação, o programa dinamizou um conjunto diverso de ações, entre as quais a intervenção e acompanhamento de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade, uma campanha de prevenção da violência contra a pessoa idosa, a sensibilização dos alunos do pré-escolar ao segundo ciclo, entre outras.

Quanto ao Ano Nacional da Colaboração, trata-se de uma iniciativa lançada pelo Fórum para a Governação Integrada, com o alto patrocínio do chefe de Estado português, que, ao longo de 2019, procurou mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração.

Desta forma, pretende-se igualmente disseminar o conceito "colaborar faz toda a diferença" e divulgar experiências inspiradoras que utilizam abordagens de colaboração na sua intervenção, através de uma dinâmica descentralizada e colaborativa.
Fotografia: Presidência da República Portuguesa
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho