Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Evento decorreu entre os dias 17 e 19 de maio no Bombarral

Primeira edição do Fórum Saúde foi um sucesso

21-05-2019
Primeira edição do Fórum Saúde foi um sucesso
[+] Fotos
Foi com um balanço muito positivo que chegou ao fim este domingo, dia 19 de maio de 2019, a primeira edição do “Fórum Saúde”, que se realizou no Largo da Igreja, na vila do Bombarral.

O último dia do evento iniciou-se com a caminhada “Bombarral Mais Saudável”, promovida pelo Rotary Club do Bombarral, em colaboração com a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, que contou com a participação de cerca de seis dezenas de pessoas.

Durante a manhã teve ainda lugar um workshop de Arte-Terapia, um método de tratamento psíquico que utiliza mediadores artísticos no contexto de um processo terapêutico específico. A sessão foi dinamizada por Célia Paulo e Sónia Daniel, arte-terapeutas/psicoterapeutas da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.

Seguiu-se o workshop “Comida Saudável”, promovido pela blogger e health coach Ana Gomes, que apresentou algumas sugestões sobre o que devemos fazer para termos uma alimentação mais saudável.

No período da tarde realizou-se o fórum de discussão “As famílias crescem”, que contou com as intervenções de Ana Cláudia Mirrado, psicóloga educacional, de Constança Cordeiro Ferreira, terapeuta de bebés do Centro Bebé, de Marta Alves, enfermeira, e de Rodrigo Mata, médico.  

Ana Cláudia Mirrado apresentou uma comunicação em que abordou os desafios parentais e a parentalidade positiva, elencou alguns programas de intervenção e sugeriu estratégias para a construção de uma relação positiva.

Por sua vez, Constança Cordeiro Ferreira falou sobre a vivência da maternidade e da paternidade, defendendo que são experiências que devem ser vividas de forma instintiva, dentro do estilo parental de cada família e em pleno equilíbrio com as suas expectativas e sonhos.

A enfermeira Marta Alves, com especialidade em saúde materna, falou sobre o papel do pai no pato e no pós-parto, sublinhando a sua importância no acompanhamento das várias etapas até ao nascimento do bebé.

Por fim, Rodrigo Mata, médico interno de Ginecologia e Obstetrícia, proferiu uma comunicação sobre os diversos aspetos da gravidez, com a apresentação de alguns conselhos e a desmistificação de vários mitos.

Após a sessão, todos os presentes foram ainda brindados com a visita da Rochinha e do Vi, personagens que dão vida à “Floresta Mágica”, evento que vai ter lugar entre 30 de maio e 2 de junho na Mata Municipal.  

A última apresentação esteve a cargo da médica e terapeuta familiar Fátima Pais, que falou sobre o projeto “Amigo Especial”, projeto que articula a Terapia Familiar com o relacionamento entre os seres humanos e os cães.

A sessão contou ainda com a participação do poeta António Rodrigues e com o testemunho de Ana Margarida.

No encerramento, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes, aproveitou para dirigir alguns agradecimentos, nomeadamente a todos os oradores que participaram no Fórum Saúde, aos expositores que se associaram a esta iniciativa, bem como aos colaboradores da autarquia pelo seu empenho na organização deste evento.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho