Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

A Rádio Miúdos participa pela primeira vez num evento internacional

04-05-2018
A Rádio Miúdos participa pela primeira vez num evento internacional
[+] Fotos
Chama-se Kids Can Jazz e reúne 21 miúdos músicos e jornalistas de três países europeus, Dinamarca, Estónia e Portugal.

Organizado pela Jazz Danmark, este evento vai levar músicos jovens a tocar numa tour internacional, num programa que inclui uma equipa de jornalistas, cujos representantes portugueses são miúdos da Rádio Miúdos.

O primeiro evento decorreu de 25 a 29 de Abril, em Talin, na Estónia e irá repetir-se em Lisboa em Junho e em Copenhaga, em Julho.

O convite foi feito pelo Hot Clube de Portugal e os representantes portugueses são o Francisco Franca, de 12 anos e a Patricia Tomé de 13, que fazem parte da equipa da Rádio Miúdos.

A ideia é criar o contacto entre miúdos das escolas de jazz dos três países e reuni-los à volta deste estilo musical, para apresentações em concertos em festivais.

Na capital estónia, miúdos portugueses, dinamarqueses e estónios reuniram-se e misturaram-se para classes de conjunto, (combos) onde ensaiaram 3 temas para apresentação ao vivo e trocaram experiências sobre usos e costumes culturais.

Durante quatro dias estes miúdos trocam experiências várias, realizam passeios a meios de comunicação social e enquanto os músicos ensaiam, os jovens repórteres da Rádio Miúdos registam os eventos e assistem a workshops sobre jazz, crítica e reportagem musical.

Em Talin, a equipa portuguesa deu muito bem conta do recado, tanto musical, como jornalística e mostrou-se a equipa mais animada e divertida, segundo os representantes dos outros países e a Rádio Miúdos foi uma curiosidade para todos, pois o pioneirismo desta rádio portuguesa foi uma surpresa, tanto para os responsáveis escandinavos, como para os do Báltico.

O próximo evento realiza-se de 21 a 24 de Junho em Lisboa e as actuações dos 3 grupos irão decorrer no Hot Clube de Portugal, com os seis repórteres dos 3 países a registarem de novo tudo o que se passar através das redes sociais.

O evento final é em Copenhaga, onde todos os participantes irão actuar num festival ao ar livre.

O projecto Kids Can Jazz irá repetir-se anualmente até 2020 e a Rádio Miúdos, a primeira rádio em português para miúdos, continuará a representar Portugal no evento, com dois jovens a participar na equipa multinacional de repórteres.
Fonte: Rádio Miúdos