Celestino Santos apresentou os “Rostos por detrás das máscaras”

24-11-2020
Celestino Santos apresentou os “Rostos por detrás das máscaras”
O Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral acolheu esta segunda-feira, dia 23 de novembro, a apresentação do livro “Rostos por detrás das máscaras”, uma obra da autoria de Celestino Santos que apresenta os rostos da pandemia que abalou o mundo neste ano de 2020.

O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, foi precisamente uma das figuras captadas pela lente do fotógrafo bombarralense, que através desta publicação pretendeu registar o momento histórico que estamos atualmente a viver.

Destacando a relevância da iniciativa, o edil salientou que com esta obra Celestino Santos “irá imortalizar este momento marcante da nossa vida coletiva, um momento pelo qual certamente nunca imaginaríamos passar”.

O autarca afirmou ainda que se trata de um livro que “vai passar o nosso tempo”, considerando que “daqui a 50 ou 100 anos alguém irá com certeza recorrer a esta obra para inventariar a situação pela qual estamos a passar e ainda vamos continuar a passar durante mais algum tempo”.

Falando sobre o que levou a publicar este livro, Celestino Santos relembrou o momento em que reabriu o seu espaço comercial após o período de confinamento e a sensação que teve ao atender a primeira pessoa com uma máscara. “Ao ver aquela máscara tirar-nos a liberdade, os afetos, o amor, decidi que deveria escrever um livro”, explicou o autor.

Na sua intervenção, falou ainda sobre a forma como o livro foi elaborado, destacando, como se pode ler na nota do autor, que o grande objetivo era o “registo histórico da situação, tal e qual, sem tratamento de imagem”, bem como das “expressões fortuitas das pessoas” dos concelhos do Bombarral e Cadaval.

Atendendo ao atual contexto de pandemia, a apresentação do livro foi transmitida em direto através da página de Facebook do Município, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

Para aceder à página de Facebook do Município clique AQUI