O futuro cultural do Bombarral esteve em discussão no âmbito da Rede Cultura 2027

26-10-2020
No âmbito da participação do Município do Bombarral no encerramento do congresso “O futuro da nossa cidade”, da Rede Cultura 2027, realizou-se na tarde desta sexta-feira, dia 23 de outubro, a iniciativa “Oficinas do Futuro”, que teve como objetivo promover uma reflexão sobre o futuro cultural do concelho.

A sessão teve a moderação da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Patrícia Pereira, que convidou os participantes a partilharem as suas reflexões sobre o que pretendem para o concelho do Bombarral em termos futuros.

Entre outros aspetos, foi destacada a necessidade do concelho marcar a diferença pela qualidade, nas mais diversas áreas, bem como da criação de uma programação cultural constante, promovendo eventos que se tornem uma referência, para além do Festival do Vinho Português e da Feira Nacional da Pera Rocha.

Redescobrir o orgulho da identidade histórica e cultural bombarralense, apostar no trabalho em rede e de cooperação entre as várias entidades locais, criar eventos que levem as pessoas a circular pela vila, delinear percursos cicláveis que levem os visitantes conhecer a realidade do concelho foram outras ideias elencadas pelos participantes.

Em resposta, o presidente da edilidade, Dr. Ricardo Fernandes, aproveitou para falar um pouco do que está ser feito pela autarquia nesta área, nomeadamente em termos de turismo natureza e militar, tendo salientando ainda a importância destas iniciativas e das mais-valias que o projeto Rede Cultura 2027 vai deixar neste vasto território.

No final, cada um dos municípios que integra este projeto apresentou as conclusões do respetivo encontro, tendo-se verificado que apesar das diferenças e da realidade de cada um, na visão para o futuro existem muitas semelhanças.