Obras de reabilitação do Palácio Gorjão já começaram

07-05-2021
Obras de reabilitação do Palácio Gorjão já começaram
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, acompanhou, esta sexta-feira, dia 7 de maio, o início das obras de reabilitação do Palácio Gorjão, que irão decorrer ao longo dos próximos 18 meses.

A concretização deste projeto é motivo de grande satisfação para o edil bombarralense tendo em conta o valor histórico-cultural deste edifício do século XVII, mas também as melhorias que irão ser introduzidas ao nível das condições de acesso a este equipamento, convertido, na década 90, em Museu Municipal.

Da comitiva que acompanhou o início da obra fizeram ainda parte o vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, os técnicos da empresa responsável pela obra, o arquiteto que executou o projeto, bem como as técnicas da autarquia.

No que se refere ao edifico do Palácio Gorjão, a intervenção irá centrar-se na resolução das patologias decorrentes das intervenções estruturais realizadas ao longo dos anos, mas também na modernização e na garantia de acessibilidade integrada dos espaços e serviços, nomeadamente com a colocação de um elevador que fará a ligação entre os vários pisos.

O projeto contempla ainda uma intervenção no espaço da Biblioteca Municipal, onde será criada uma sala infantil e um pátio lúdico, para além da ampliação das zonas de leitura geral e de informática e da criação de um espaço para a instalação de uma fonoteca/mediateca.

Também o Anfiteatro Municipal será alvo de intervenção, a qual consiste no incremento da lotação e na criação de condições de maior conforto e acessibilidade.

A obra de reabilitação do Palácio Gorjão, conta com um valor de investimento superior a 1 milhão e 800 mil euros, cofinanciado pelo FEDER em cerca de 960 mil euros.