Concurso gastronómico é promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

“Pera à Prova” no Bombarral

03-05-2019
“Pera à Prova” no Bombarral
O “Semi-fresco de Pera”, da autoria de Rita Bolila, e a “Trouxa Salgada de Pera”, da autoria de Raquel Moita e Silvia Silva, foram as receitas vencedoras da terceira edição do concurso gastronómico “Pera à Prova”, que decorreu no passado dia 30 de abril de 2019.

Organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, em parceria com a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral, o concurso gastronómico contou este ano com 28 receitas a concurso.

Tendo como principal objetivo a promoção de um produto de grande importância para o concelho do Bombarral e para a região Oeste, esta iniciativa pretende incentivar os jovens em formação na área da cozinha e pastelaria e a população em geral a criar novos sabores a partir da Pera Rocha.

Relativamente às restantes receitas premiadas, na categoria de doces, em segundo lugar ficou a ”Sinfonia de Pera com Arroz Doce de Frutos”, confecionada por alunos do Agrupamento de Escolas de Constância, enquanto em terceiro ficou a “Rainha do Oeste”, da autoria de Silvia Batista e Nelson Santos.

No que diz respeito à categoria de salgados, na segunda posição ficou a “Salada de queijo de cabra panado com compota de pera”, da autoria de Jully Chaves e Pedro Silva, tendo em terceiro lugar ficado o “Caril de frango e pera rocha”, confecionado por Marlene Ferreira.

Quanto ao júri, na categoria de doces, este foi constituído pelos/as Chefes de Pastelaria Teresa Henriques, Hélder Silva e Pedro Duque, enquanto o da categoria de salgados foi composto por José Ferreira (restaurantes “Traçadinho” e “Muralhas”), Amélia Fortuna (restaurante “Alma Grão”), Joana Pereira (secretária-geral da ANP) e João Mergulhão (chefe de divisão da Câmara Municipal do Bombarral).

Após o anúncio dos vencedores, Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, e Filipe Costa, administrador da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral, procederam à entrega dos diplomas, e respetivos cheques (no valor de 200, 100 e 50 euros), , aos três primeiros classificados de cada categoria.

A este evento associaram-se igualmente duas empresas do concelho do Bombarral, a “Creative Cakes” e a “Sidrada - Sidra do Oeste”, que aproveitou o momento para dar a provar o seu mais recente produto: a Sidra de Pera.

Galeria de fotos: