Roteiro imersivo pela vila do Bombarral

27-05-2021
Roteiro imersivo pela vila do Bombarral
O Município do Bombarral promoveu, no passado sábado, dia 22 de maio de 2021, o seu Roteiro Imersivo, iniciativa dinamizada no âmbito da Rede Cultura 2027 que pretende dar a conhecer o melhor que cada um dos 26 municípios envolvidos neste projeto tem para oferecer.

Oriundos de vários concelhos da região, os participantes iniciaram a sua visita à vila bombarralense no Salão Nobre dos Paços do Município, onde foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente.

O autarca aproveitou o momento para recordar um dos principais objetivos da iniciativa, que passa por “divulgar as enormes potencialidades culturais do nosso território”, bem como para agradecer aos visitantes e a todos os intervenientes na dinamização da visita ao Bombarral.

Seguidamente, o roteiro prosseguiu com uma visita guiada à Mata Municipal, acompanhada pelo professor e biólogo Emanuel Vilaça, autor de diversas publicações sobre este espaço natural, situado no centro da vila.

Deste périplo cultural fez ainda parte uma visita à Quinta das Cerejeira e à casa de Abel Pereira da Fonseca, um dos maiores empresários portugueses do setor vitivinícola do século passado e fundador da Companhia Agrícola do Sanguinhal.

Acompanhados por Carlos João da Fonseca, neto do referido empresário, e pela historiadora Dóris Santos, os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o núcleo museológico da quinta e a Capela da Madre Deus, bem como de provar um dos vinhos produzidos pela empresa bombarralense.

O Roteiro Imersivo pelo Bombarral terminou com a visita ao Teatro Eduardo Brazão, acompanhada pela direção da entidade responsável pela gestão deste espaço cultural, a União Cultural e Recreativa do Bombarral, que é presidida por Rui Viola, a quem coube falar um pouco sobre a história deste magnifico teatro, que completou este ano um século de existência.

A finalizar a atividade, houve ainda tempo para assistir a um apontamento musical, protagonizado pelo jovem guitarrista João Silva.