Segunda edição do Orçamento Participativo do Bombarral arranca dia 1 de abril

31-03-2021
Segunda edição do Orçamento Participativo do Bombarral arranca dia 1 de abril
Depois do sucesso da primeira edição, o Município do Bombarral vai lançar no próximo dia 1 de abril de 2021, o segundo Orçamento Participativo, iniciativa que tem por finalidade fomentar a participação e o envolvimento cívico dos munícipes, que através das suas propostas têm oportunidade de contribuir para a melhoria do seu concelho.

O período de apresentação de ideias e propostas vai decorrer até dia 15 de maio, sendo a participação aberta a todos os cidadãos com idade igual ou superior 18 anos.

As ideias e propostas devem ser apresentadas, mediante o preenchimento de um formulário próprio, através do portal opb.cm-bombarral.pt, no qual deverá fazer o seu registo, ou na seção de atendimento ao público da Câmara Municipal, no horário de expediente, das 9:00 às 16:00 horas.

Devem inserir-se no quadro das atribuições próprias do Município e das que lhe tenham sido delegadas, correspondendo a intervenções físicas em infraestruturas, pequenos equipamentos, serviços, programas e eventos.

As propostas devem ser específicas, bem delimitadas na sua execução e no seu território, para uma análise e orçamentação concreta, podendo ser apresentadas com anexos que facilitem a sua análise, como, por exemplo, fotografias, mapas ou plantas de localização.

Terminado o prazo de apresentação das propostas, estas serão depois alvo de apreciação e validação técnica, o que acontecerá entre os dias 16 de maio e 30 de junho.

A publicação da listagem de propostas admitidas/excluídas e a audiência prévia dos interessados terá lugar entre os dias 1 e 15 de julho, decorrendo o período de tratamento das eventuais respostas/reclamações dos interessados entre 16 de julho e 15 de agosto.

Seguir-se-á o processo de transformação, entre 16 de agosto e 15 de setembro, das propostas admitidas em projetos e a publicitação dos mesmos, decorrendo o período de votação entre 16 de setembro e 15 de outubro.

A votação dos projetos poderá ser efetuada on-line, em opb.cm-bombarral.pt, ou em boletim de voto disponível para o efeito nos serviços municipais e nas Juntas de Freguesia do concelho, tendo o apuramento e a divulgação dos resultados lugar a partir de 16 de outubro.