Estudantes da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó foram recebidos na Câmara Municipal do Bombarral no Dia Mundial da Biodiversidade

Um minuto de silêncio pela biodiversidade

22-05-2019
Um minuto de silêncio pela biodiversidade
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, recebeu esta quarta-feira, dia 22 de maio de 2019, a visita de uma turma do 10º ano da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade.

Acompanhados pela professora Ana bento, os estudantes deslocaram-se até à Câmara Municipal com o intuito de entregar ao presidente da edilidade um trabalho alusivo a esta efeméride, bem como apresentar algumas sugestões a pensar na melhoria do meio ambiente.

O autarca, acompanhado pela vereadora Patrícia Pereira, sublinhou a relevância da iniciativa, salientando que todos temos de contribuir para deixar o nosso planeta habitável para as gerações vindouras.

O edil aproveitou ainda o momento para frisar que as questões ambientais são uma preocupação para a autarquia, sendo disso exemplo o trabalho em curso de substituição das luminárias convencionais da iluminação pública por lâmpadas de led, o que permitirá uma considerável poupança de energia.

Com esta iniciativa, os estudantes pretenderam também apresentar algumas sugestões, sendo uma delas a proposta de realização de uma conferência sobre esta temática, com o propósito de sensibilizar toda a população para a importância da preservação do ambiente.

Os alunos sugeriram ainda dinamizar caminhadas em locais de maior biodiversidade, como são disso exemplo a Serra do Picoto ou a Mata Municipal, bem como racionalizar a utilização de copos de plástico nos eventos que ocorrem no concelho, aumentando, por outro lado, o número de ecopontos disponíveis nos mesmos.

As ideias apresentadas foram muito bem recebidas pelo edil bombarralense, que demonstrou a disponibilidade da Câmara Municipal em colaborar na concretização das mesmas.

No capítulo dos eventos, a vereadora Patrícia Pereira salientou que esta é já uma preocupação existente nos eventos organizados pela autarquia e que será inclusivamente reforçada já na próxima edição do Festival do Vinho Português e da Feira Nacional da Pera Rocha, que irão ter lugar entre 6 e 10 de agosto, com a introdução de ecopontos humanos.

Por fim, os estudantes sensibilizaram o presidente da autarquia para a necessidade de requalificação do lago existente no Anfiteatro Municipal, tendo sido sugerido que esta pode muito bem ser uma das ideias que poderiam apresentar no âmbito do Orçamento Participativo, cujas propostas vão poder ser entregues entre 1 de junho e 31 de julho.

A sessão, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, finalizou com um minuto de silêncio e de reflexão sobre o Dia Mundial da Biodiversidade.