Presidente da Câmara entregou cartões de beneficiários a mais 14 agregados familiares

Programa Abem beneficia mais de seis dezenas de bombarralenses

24-01-2019
Programa Abem beneficia mais de seis dezenas de bombarralenses
Mais 14 agregados familiares em situação de carência económica, a residir no concelho do Bombarral, vão beneficiar do acesso gratuito aos medicamentos que necessitam, no âmbito do Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento.

Os respetivos cartões de beneficiário foram entregues esta quarta-feira, dia 23 de janeiro de 2019, pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, e a pela vereadora da Ação Social, Patrícia Pereira.

A disponibilização deste apoio acontece no âmbito da adesão do Município do Bombarral ao programa Abem, através de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude, entidade responsável pela dinamização desta importante ação de promoção da saúde

Desde a adesão da autarquia a este programa, já são mais de seis dezenas os bombarralenses que têm oportunidade de aceder, sem quaisquer custos, aos medicamentos que precisam.

O que é o Programa Abem?

O Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e o setor da saúde (Associação Nacional de Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), com o intuito de desenvolver programas solidários que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

Tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, assim como todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência que poderão ser também consideradas.

Obtenha mais informações sobre o Programa Abem junto do Setor da Ação Social do Município do Bombarral, através do e-mail: accaosocial@cm-bombarral.pt ou do telefone 262 609 020.