> Sondagem
De momento não existem sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Detalhe da Notícia
União Progressiva do Vale Covo fez 76 anos
Ginástica e tiro ao alvo mantêm colectividade no activo
A União Progressiva do Vale Covo juntou no passado domingo, dia 26 de fevereiro, os seus associados e amigos para assinalar o seu 76º aniversário.

Para comemorar mais um ano de vida, a direcção da colectividade preparou umas febras assadas, numa tarde convívio que reuniu perto de meia centena de pessoas, entre as quais a Vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, Lúcia Poseiro.

À semelhança do movimento associativo em geral, União Progressiva do Vale Covo também atravessa algumas dificuldades, algo que se deve na opinião do presidente da direcção, António Ventura, ao “desinteresse das pessoas, que já não precisam da colectividade como precisavam noutros tempos”.

Como frisou o dirigente, “antigamente as pessoas juntavam-se aqui na colectividade, hoje em dia como têm outras ofertas já não lhe dão valor”.

Actualmente, a União Progressiva do Vale Covo tem como actividades a prática de ginástica e do tiro ao alvo, mas a direcção está disponível a abrir as portas da associação a mais modalidades, caso surjam interessados em desenvolvê-las.

Hélder Ventura é o responsável pela ginástica, que conta actualmente com 48 praticantes (30 na classe de demonstração, oito na de formação e 10 na de manutenção). Depois da participação, no ano passado, em mais uma Gymnaestrada, que teve lugar em Lausanne, na Suíça, o grupo prepara-se agora para a edição que se realizará em 2015 na Finlândia.

Ainda relativamente ao presente ano, o dirigente refere que “vamos tentar participar no maior número de provas possível”, uma das quais será o Eurogym, prova internacional que se irá realizar em Coimbra no mês de Julho.

Contrariamente ao que sucede com a colectividade, o interesse das pessoas relativamente ao grupo de ginástica tem vindo a crescer, como demonstra o aumento sucessivo do número de praticantes, algo que para a Hélder Ventura se deve, em parte, às inúmeras deslocações que o grupo faz a nível nacional e internacional.

Neste capítulo, o dirigente destaca a colaboração dos pais dos atletas, cujo “trabalho é fundamental para angariarmos fundos para as nossas deslocações”. “Ainda hoje eram cinco da manhã e já aqui estavam para cozer pão”, salientou.

Quanto à secção de tiro ao alvo da União Progressiva, a evolução também tem sido positiva, como demonstra o facto de actualmente ser uma referência do distrito de Leiria no que diz respeito a esta modalidade.

Segundo Rui Nunes, “quando iniciamos em 1997 não havia equipas de tiro ao alvo no distrito e acabamos por servir de impulso para os nossos parceiros”, como foi o caso da colectividade de São Bernardino, no concelho de Peniche, com quem a União Progressiva organiza as provas.

“Em vez de serem as instituições ligadas ao tiro a puxar por nós, somos nós que nos colocamos à frente e puxamos por essas instituições, assumindo a responsabilidade de programar o calendário competitivo”, explicou.

Em termos desportivos, o dirigente destaca o terceiro lugar por equipas alcançado na categoria de precisão no Campeonato Nacional do Inatel de 2011, competição onde um dos atiradores da colectividade alcançou a mesma posição na categoria de articulado. Actualmente são 12 os atiradores a competir pela associação valecovense.

A secção de tiro ao alvo tem igualmente dado continuidade à organização de provas e ainda no passado domingo, dia 4, acolheu a 7ª Prova da Regularidade 2011/2012 da Zona Oeste e a 3ª Prova do Campeonato Distrital da Fundação Inatel de Leiria de 2012.

05-03-2012 Fonte: Município do Bombarral
Sub-Menu