Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Entrega do Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte e dos Diplomas de Mérito

Carolina Marques e Tiago Santos foram os melhores do 4º ano

30-10-2017
Carolina Marques e Tiago Santos foram os melhores do 4º ano
[+] Fotos
Carolina Marques e Tiago Santos receberam este domingo, dia 29 de outubro de 2017, o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte, galardão que distingue a melhor aluna e o melhor aluno do 4º ano do concelho do Bombarral.

Como tem sucedido nos últimos anos, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó aproveitou esta cerimónia para entregar os Diplomas de Mérito Académico do 4º ano, que este ano foram atribuídos a 21 alunos, incluindo os dois estudantes já referidos.

Como é habitual, a entrega do prémio decorreu no Centro Escolar, mais precisamente no Pavilhão Jaime Gomes Duarte, onde, para além dos familiares dos alunos distinguidos, estiverem presentes diversas individualidades como o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, o director do AEFP, Emanuel Vilaça, o coordenador do Centro Escolar, Luís Camilo Duarte, ou o presidente da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte.

Presença habitual neste evento, Maria Adelaide Duarte Laranjeiro, filha de Jaime Gomes Duarte, fez-se acompanhar do marido e do seu filho, Tiago Laranjeiro.

“Não conseguiremos proporcionar às nossas crianças a educação que merecem enquanto não percebermos que todos temos que fazer parte do processo”
Emanuel Vilaça


O director do AEFP começou por felicitar os alunos pelo “excelente trabalho” que desenvolveram no último ano letivo, enaltecendo a iniciativa de Jaime Duarte que, “já em 1971, tinha esta visão e considerava importante estimular a cultura do mérito”.

Desde a sua criação, como recordou Emanuel Vilaça, o ato de entrega deste prémio mantém-se como “um acontecimento com impacto comunitário”, algo que considera fundamental porque, “como diz o provérbio africano, é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança e nós, no Bombarral, não conseguiremos proporcionar às nossas crianças a educação que merecem enquanto não percebermos que todos temos que fazer parte do processo”.

Como frisou o docente, “não podemos ficar à espera que alguém nos resolva os problemas, temos que, em conjunto, construir as soluções”.

Neste processo, outro aspecto importante é a preservação da “nossa identidade”, algo que AEFP tem procurado fazer através do seu Plano Anual de Actividades, como salientou Emanuel Vilaça.

“O futuro do Bombarral depende da capacidade que possamos ter para recuperar a nossa identidade”, frisou o docente, acrescentando que tal “faz-se com a criação de oportunidades de mobilização das pessoas em torno de desígnios comuns, com a valorização do nosso património e da nossa história e com o reconhecimento e invocação dos cidadãos desta terra que possam ser referências”.

Por fim, o diretor do AEFP dirigiu uma palavra às crianças que não receberam o diploma, afirmando que “a persistência e a determinação fazem as pessoas grandes e quem se supera é sempre um vencedor”.

“É também nosso entendimento criar incentivos e premiar o sucesso escolar”.
Ricardo Fernandes


Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral felicitou os estudantes do 4º ano que se destacaram no último ano letivo, salientando “a importância do reconhecimento do trabalho e do sucesso das alunas e dos alunos do nosso ensino”.

Ricardo Fernandes fez questão de enaltecer a iniciativa de Jaime Gomes Duarte, sem esquecer o papel dos professores que “desde essa data souberam passar os ensinamentos de forma exemplar para alunos que, desde a sua tenra idade, aprendem mais do que o elementar crescimento, domínio do saber e do conhecimento, a serem melhores homens e mulheres para o futuro”.

Aos alunos distinguidos, o autarca pediu que “continuem a trabalhar”, para assim “continuarem a orgulhar e a privilegiar o vosso esforço, dos vossos pais e dos vossos professores”.

Na sua primeira participação, enquanto presidente da Câmara, na cerimónia de entrega deste prémio, Ricardo Fernandes afirmou que a autarquia pretende “continuar a estreitar a colaboração com a comunidade educativa”, acrescentando que “é também nosso entendimento criar incentivos e premiar o sucesso escolar”.

“Um prémio que, embora simples, é grande na sua nobreza e dignidade”
Maria Adelaide Duarte Laranjeiro


“A educação é o futuro de uma sociedade e o vosso papel é fundamental. O futuro do nosso concelho e dos nossos alunos disso depende”, concluiu.

Depois de felicitar os alunos premiados e as respectivas famílias, Maria Adelaide Duarte Laranjeiro referiu que “este não será certamente o prémio mais importante da vossa vida, mas tenho a certeza que terá um lugar muito especial no vosso coração”.

“Para além de estarem de parabéns pelos bons resultados, a Carolina e o Tiago também estão de parabéns por ficarem com o seu nome ligado a um prémio que, embora simples, é grande na sua nobreza e dignidade”, finalizou a filha de Jaime Gomes Duarte.

Instituído em 16 de abril de 1971, por iniciativa de Jaime Gomes Duarte, numa homenagem aos seus pais, naturais do Vale Covo, o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte foi criado com o intuito de premiar os melhores alunos do estabelecimento de ensino desta localidade, atribuindo-lhes uma verba resultante dos juros de um depósito bancário no valor de 500 Euros (100 mil escudos na altura).

Face ao encerramento da escola do 1º Ciclo do Vale Covo, na sequência da abertura do Centro Escolar do Bombarral, o AEFP decidiu, com a concordância dos herdeiros de Jaime Gomes Duarte, dar uma nova vida ao galardão, alargando a sua atribuição a todos os alunos do 4º ano do concelho.

Diplomas de Mérito e de Mérito com Distinção

Diplomas de Mérito: distinção atribuída aos alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em pelo menos 80% das disciplinas e, no mínimo, nível 4 (Bom) nas restantes.

Neste caso, os alunos distinguidos foram: Catarina Dinis, Francisca Duarte, Guilherme Santos, Ana Correia, João Figueiredo, Lourenço Leandro, Martim Silva, Vera Gonçalves, Beatriz Lopes, Duarte João, Carla Jesus, Rafael Rego e António Geada.

Diploma de Mérito com Distinção: premeia os alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em todas as disciplinas.

Com este prémio foram distinguidos os alunos: Baltasar Inácio, Carolina Marques, Gonçalo Pereira, Tiago Santos, Ana Costa, Martim Serra, Joana Garcia e Matilde Barreiras.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho