A atividade juntou uma centena de idosos dos municípios do Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras

“Festa Sénior” passou pelo Bombarral

14-06-2017
 “Festa Sénior” passou pelo Bombarral
No âmbito da adesão do Município do Bombarral ao programa “Festa Sénior”, o qual integra ainda os municípios de Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, o Auditório Municipal foi palco, no passado dia 30 de maio de 2017, de uma atividade cultural que juntou cerca de uma centena de idosos.

Na abertura do evento, Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Assuntos Sociais, reforçou os motivos que levaram a autarquia do Bombarral a aderir a este programa, que fomenta a participação social, ativa e continuada da população sénior e proporciona a fruição dos recursos culturais, lúdicos e pedagógicos existentes nos vários municípios aderentes.

A autarca salientou ainda a importância destes eventos, pois permitem a “ partilha de experiências e vivências, para além de proporcionar um salutar convívio entre todos os participantes que se deslocaram dos vários concelhos”.

Aproveitou ainda para fazer uma breve apresentação do concelho, realçando o seu património histórico-cultural, assim como o tecido económico, com destaque para a produção de pêra rocha, principal motor da economia local, de vinho, cuja qualidade tem sido internacionalmente reconhecida, e de bacelos e enxertos prontos, estando na freguesia do Pó os maiores produtores a nível nacional.

Para este evento, a Fábrica das Histórias/Casa Jaime Umbelino, de Torres Vedras, trouxe até ao Bombarral o projeto “Vamos voltar ao Campo – Histórias Cultivadas”, concebido com o propósito de levar textos literários à população sénior.

No que diz respeito a esta iniciativa, a escolha recaiu sobre a obra “Emigrantes”, da autoria de Ferreira de Castro, tendo a leitura da história sido feita pelos professores de música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres, Sandra Martins, Ivo Francisco, Francisco Patrício e Sérgio Alves.

No final, alguns participantes partilharam a sua própria vivência enquanto emigrante ou familiar de emigrantes, relatos que comprovaram as dificuldades que muitas vezes se colocam no caminho de quem escolhe abandonar o seu lar em busca de uma vida melhor.

O evento prosseguiu com um momento de animação musical, com a interpretação de vários temas associados à temática da emigração.

Para finalizar, e antes do regresso a casa, os participantes puderam desfrutar de um lanche convívio, confeccionado e servido pelos alunos dos cursos profissionais de cozinha/pastelaria e restaurante/bar do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, tendo a animação ficado a cargo dos estudantes do curso de turismo.

Como foi referido anteriormente, a iniciativa contou com a participação de cerca de uma centena de idosos das seguintes instituições: Associação de Apoio Social “Ajudar A Viver” (Dagorda), Centro Social e Cultural de Ribamar, Lar de São José (Torres Vedras), Centro Social Paroquial de Lamas e Centro Social Paroquial do Bombarral.