Mais de 40 voluntárias participaram na ação da Little Dresses for África promovida pela turma de Costura dos “Universitários 50+”

“Costurar Sorrisos” no Bombarral

26-04-2018
“Costurar Sorrisos” no Bombarral
Mais de quatro dezenas de voluntárias participaram este sábado, dia 21 de abril de 2018, na oficina de costura solidária “Costurar Sorrisos”, que decorreu no âmbito das ações promovidas pela Little Dresses For Africa.

A iniciativa decorreu na antiga Escola Primária do Bombarral, sede dos Universitários 50+, tendo a organização do evento sido assegurada por Amélia Bernardo, formadora da disciplina de Costura, pelas respetivas alunas e por Filomena Carvalho, coordenadora deste projeto municipal.

Para participar nesta iniciativa, as voluntárias foram convidadas a trazer as suas máquinas de costura, os tecidos e, acima de tudo, muita vontade de ajudar. Às alunas da turma de costura dos “Universitários 50+” juntaram-se várias pessoas do concelho do Bombarral, mas também de outras localidades da região.

Ainda em relação aos tecidos, alguns deles foram também oferecidos pelo Município do Bombarral e por várias pessoas que se quiseram associar a esta causa, mesmo não participando na oficina de costura.

Presente no evento, Patrícia Pereira, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal do Bombarral, congratulou-se com o sucesso da iniciativa e agradeceu a disponibilidade de todas as voluntárias que deram o seu contributo para esta causa, que tem permitido vestir e fazer sorrir milhares de crianças no continente africano.

A oficina de costura solidária contou ainda com a participação da delegada do projecto Little Dresses for África em Portugal, Lisa Santos, e da voluntária Fátima Monteiro, que se mostraram igualmente muito satisfeitas com o resultado final da ação, nomeadamente pela quantidade de vestidos entregues.

Nesta ação foram confeccionados cerca de 35 vestidos e seis calções, embora no total tenham sido entregues mais de uma centena, uma vez que a estes se juntaram os que foram realizados pelas alunas da turma de costura e outras voluntárias, durante as aulas ou na sua própria casa. Neste dia, foram ainda entregues cerca de 25 calções e 10 bonecas de pano.

No intervalo da costura, houve ainda tempo para um lanche, oferecido pelo Município do Bombarral, momento que incluiu o corte do bolo alusivo ao evento, decorado com pequenos vestidos coloridos, como aqueles que irão brevemente chegar às crianças do continente africano.

A Little Dresses for África é projecto solidário tem como principal acção a confecção de vestuário para crianças em situação de carência, maioritariamente no continente africano, pretendendo-se com estas iniciativas atrair mais pessoas a aderir a esta causa, costurando e ajudando a confeccionar mais peças de roupa e assim chegar a mais crianças.