Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Mau tempo: Leiria em alerta laranja

23-10-2006
Mau tempo: Leiria em alerta laranja
O Instituto de Meteorologia decretou o alerta laranja em onze distritos do litoral centro e do norte do país, prevendo-se um agravamento do estado do tempo para este domingo, com chuva e vento muito forte. Leiria é um dos distritos em alerta.

O alerta laranja, o segundo mais elevado numa escala de quatro, refere- se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Os distritos agora colocados em alerta laranja são: Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Castelo Branco e Guarda  ao passo que o resto do território de Portugal continental se mantém em alerta amarelo.

Segundo o Instituto de Meteorologia prevê-se para este domingo um agravamento do estado do tempo, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria que deverá fazer chegar a chuva forte a todo o território, iniciando-se nas regiões do norte e progredindo para sul, de noroeste para sudeste.

O vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora marcará também presença no litoral e terras altas, bem como as condições favoráveis à ocorrência de trovoadas em todo o território continental.

O resto do território de Portugal continental mantém-se em alerta amarelo, correspondente a situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O alerta amarelo nos distritos do Sul deve-se a precipitação nas regiões do interior, acompanhada de vento forte e agitação marítima nas zonas costeiras.

Fonte: Bomportal