Município do Bombarral comemorou o Dia Mundial da Floresta e da Árvore

Crianças plantaram uma árvore na escola

25-03-2014
Crianças plantaram uma árvore na escola
O Município do Bombarral assinalou esta sexta-feira, dia 21 de março de 2014, o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, através da plantação de uma árvore em cada estabelecimento de ensino do concelho.

Ao longo do dia, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, e a vereadora do pelouro da agricultura, Rosa Guerra, deslocaram-se às escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância, sensibilizando os petizes para a importância da preservação da floresta.

Com esta iniciativa, a autarquia pretendeu “sensibilizar e motivar as crianças para a importância da floresta e da árvore no o presente e no o futuro da humanidade”, explicou José Manuel Vieira.

Aproveitando as comemorações desta efeméride, “quisemos reforçar o excelente trabalho que as educadoras e os professores têm desenvolvido nesta matéria ao longo dos anos letivos”, salientou o autarca.

O edil sublinha ainda que “com este gesto simbólico fizemos com que todos comungassem da importância do rejuvenescimento das nossas florestas e do fortalecimento da natureza no futuro”.

O trabalho de sensibilização que é feito nas escolas é já bem visível, mesmo junto dos mais pequenos. “As crianças responderam prontamente às questões que lhes colocámos sobre o que é uma árvore, o que é a floresta e qual sua importância na nossa vida”, referiu o autarca.

O mesmo não acontece, na opinião de José Manuel Vieira, em relação aos adultos, porque “muitas vezes estamos centrados em resolver as dificuldades que atravessamos e andamos por vezes distraídos em relação a estas questões”.

Reforçando a importância da sensibilização dos mais novos para esta temática, Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal, sublinha que “as crianças são a ligação com os pais e são elas que lhes levam a mensagem de que devem preservar tudo aquilo de bom que as árvores têm para nos dar e transmitem as boas práticas a implementar, tornando assim estas sensibilizações mais abrangentes””.

Mais informou que decidiu retomar a iniciativa da plantar de uma árvore em cada jardim-de-infância e escola do primeiro ciclo, que “está a ser bastante interessante, verificando-se um grande entusiasmo e divertimento da parte das crianças”.

“Foram transmitidos alguns conselhos a ter em conta para a proteção das árvores privilegiando a sua conservação e preservação”, acrescentou.

Defesa da floresta: uma prioridade

Uma das temáticas indissociáveis quando se fala em árvores e florestas é sem dúvida a questão dos incêndios. Neste capítulo, segundo a autarca, a autarquia já se encontra a trabalhar na prevenção.

Consciente da dificuldade deste trabalho, Rosa Guerra sublinha a importância que a população terá de ter neste capítulo, com da limpeza dos seus terrenos, tendo já sido informada através de divulgação institucional.

Por outro lado, a autarquia irá procurar sensibilizar os cidadãos para que “possamos ter êxito e consigamos diminuir o número de incêndios que possam ocorrer no nosso concelho”.

“Estive recentemente reunida com o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria e o Oficial de ligação da GNR ao Centro de Coordenação Operacional Distrital (CCOD) para assegurar a continuidade das ações de defesa de floresta contra incêndios”, informou.

Desta reunião sobressaiu a necessidade de instalação de uma câmara de vigilância que permita a cobertura total do concelho. “Assim, neste âmbito pretende-se aproveitar o próximo quadro comunitário para possíveis candidaturas de modo a colmatar esta e outras carências na área da defesa de floresta”, concluiu.