Sistema de Gestão da Qualidade da autarquia cumpre requisitos da norma ISO 9001

Município de Bombarral com Qualidade certificada

31-07-2009
Município de Bombarral com Qualidade certificada
O Município de Bombarral concretizou mais um dos objectivos traçados para o presente mandato: a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

A entrega do certificado, conferido pela SGS ICS, organismo líder mundial em certificação, ocorreu esta Quinta-feira, dia 30 de Julho, numa cerimónia que contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, Ana de Pina Teixeira.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, atestando que a instituição cumpre todos os requisitos da norma ISO 9001 e que incorpora nas suas actividades princípios de gestão relativos à focalização nos clientes, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua.

Com esta certificação, o Município de Bombarral compromete-se a cumprir os requisitos da norma ISO 9001 ao nível da prestação dos serviços nas áreas de Atendimento ao Publico, Taxas e Licenças; Licenciamento de Obras Particulares e Planeamento Urbanístico; e Controlo da Qualidade da Água da Rede Pública.

Na sua intervenção, Luís Camilo Duarte, presidente da Câmara Municipal, começou por felicitar “a dedicação e competência profissional da equipa de colaboradores que nos permitiu chegar a este momento simbólico, que nos enche de satisfação pelo dever cumprido”.

A certificação do sistema de qualidade da autarquia constitui, segundo o edil, “uma mais valia, diferenciadora e que comprova e incentiva o nosso empenho numa administração mais moderna, eficiente e próxima dos cidadãos”.

Luís Camilo Duarte afirmou ainda que “ao sermos avaliados e certificados pelo organismo líder mundial em certificação, a SGS, sabemos que valeu a pena, que evoluímos, que somos agora melhores profissionais e que estamos mais bem preparados para os desafios do futuro”.

“Não se pense, no entanto, que este processo está concluído ou que os desafios e as dificuldades terminaram. Não nos podemos acomodar com o sucesso alcançado, pois concluímos apenas a primeira de muitas etapas. Temos que continuar a trilhar o caminho iniciado com persistência e determinação”, concluiu.

Por sua vez, Ana de Pina Teixeira salientou a necessidade de haver uma reflexão “sobre o funcionamento interno das organizações de forma a desenvolver serviços que apoiem o cidadão de forma eficiente”, considerando que “os sistemas de gestão de qualidade são uma ferramenta indispensável neste exercício”.

Conforme frisou ainda esta responsável, “ao solicitar a auditoria por um organismo externo, independente e devidamente acreditado como a SGS, a Câmara Municipal do Bombarral demonstra a confiança que tem nas suas práticas de gestão, bem como o interesse em divulgar ao cidadão o seu empenho em prol dos serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes”.

Usou igualmente da palavra o Gestor da Qualidade da autarquia, Joaquim Roque, afirmando que a obtenção desta certificação “credibiliza e distingue a Instituição de que fazemos parte e consequentemente, confere-nos uma maior motivação e prestigia o nosso trabalho de funcionários públicos autárquicos”.

Salientou que a autarquia dispõe agora “de uma estrutura documental que estabelece critérios, princípios e metodologias de trabalho e de gestão. Temos indicadores de desempenho que monitorizam permanentemente os nossos processos de trabalho e os índices de qualidade da organização, permitindo uma avaliação periódica e criteriosa dos processos de prestação de serviços ao munícipe”.

Afirmando-se “orgulhoso pelo sucesso colectivo” alcançado e “pelo passo dado no sentido de tornar os nossos métodos de trabalho mais modernos e eficazes”, este responsável deixou ainda uma palavra de apreço “a todos os colegas do Grupo Dinamizador por terem correspondido aos desafios e exigências”, assim como à empresa de consultoria e de formação que organizou a candidatura e que concebeu a implementação do Sistema da Qualidade: a Inova - Engenharia de Sistemas, SA.
Fonte: Município do Bombarral