Município completou 104 anos de existência

Bombarral esteve em festa

03-07-2018
Bombarral esteve em festa
O Município do Bombarral comemorou, entre os dias 28 de junho e 1 de Julho de 2018, o 104º aniversário da criação do concelho com a realização de várias atividades, que incluíram alguns momentos de grande relevância.

GALERIA DE FOTOS:

Cerimónias Oficiais

Concerto da Banda Xeques Orquestra e Fogo de Artifício

Tarde de Animação

O primeiro foi a entrega da Medalha de Honra do Município à Guarda Nacional Republicana, momento que marcou a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do aniversário do concelho.

A atribuição desta distinção aconteceu pelo facto da instituição ter este ano completado 100 anos de atividade no concelho bombarralense, sendo esta igualmente uma forma de reconhecer o empenho e a dedicação de todos os homens e mulheres que prestaram serviço, ao longo destes anos, no posto da GNR do Bombarral.

A instituição fez-se representar pelo Comandante Territorial da GNR de Leiria, tenente-coronel Jorge Caseiro, e pelo comandante do posto local, primeiro sargento Nelson Batista, que receberam a medalha e o respetivo diploma das mãos dos presidentes da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, e da Assembleia Municipal, Jorge Gabriel Martins.

Para além deste momento, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Município, contou ainda com as intervenções dos vários partidos com assento neste órgão autárquico, tendo usado da palavra Rui Cunha (CDS), Samuel Silva (CDU), Joana Caetano (PSD) e Susana Manco (PS).

A sessão contou ainda com as intervenções do presidente da edilidade, bem como do presidente da Assembleia Municipal.

Este momento solene foi ainda abrilhantado pela magnífica prestação de um quarteto de cordas da Guarda Nacional Republicana.

Como é habitual, a sessão comemorativa do aniversário do concelho foi antecedida do hastear das bandeiras ao som do hino nacional, interpretado pela banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.

As comemorações prosseguiram com mais um momento de grande relevância, que foi a inauguração das novas esculturas do Jardim das Quatro Estações, pelos presidentes da autarquia, Ricardo Fernandes, e do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Bombarral, Filipe Costa. (saiba mais AQUI)

As atividades comemorativas do 104º aniversário do Município do Bombarral continuaram, na Praça do Município, onde, ao longo da tarde, estiveram disponíveis diversas atividades lúdicas e desportivas, assim como vários insufláveis onde pais e filhos puderam desfrutar de um momento de diversão e partilha.

Neste dia, cerca de um milhar de bombarralense usufruiu da oportunidade de visitar gratuitamente o Buddha Éden, deslocando-se até ao maior jardim oriental da Europa de autocarro panorâmico.

Esta iniciativa resultou de uma parceria estabelecida com a Bacalhôa e a Rodoviária do Oeste, entidades que, desta forma, se associaram à autarquia nas comemorações de mais um aniversário do concelho.

O evento contou ainda com a participação da secção de patinagem do Sport Clube Escolar Bombarralense, que brindou os presentes com a apresentação de um esquema de conjunto e a prestação dos campeões distritais Inês Matias e João Henriques.

O início das comemorações aconteceu na noite de 28 de junho com o concerto da Banda Xeques Orquestra, o qual foi intercalado por um grandioso espetáculo de fogo-de-artifício, que encantou todos os presentes durante largos minutos.

Um dos pontos altos destas comemorações foi sem dúvida a primeira edição do Mercado Oitocentista, evento que voltou a dar vida à histórica Avenida da Estação, que foi, no início do século XIX, período foi um ponto nevrálgico no que diz respeito à economia local e regional. (saiba mais AQUI).