Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Bombarral volta a receber o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

21-11-2014
Bombarral volta a receber o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”
O Município do Bombarral voltou a ser distinguida com o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pelo Jornal Água&Ambiente.

A entrega ocorreu esta quarta-feira, dia 19 de novembro, no Centro de Congressos do LNEC, no âmbito da 9ª Expo Conferência da Água, tendo a autarquia bombarralense sido representada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mota da Silva.

No ano de 2014, foram 74 as entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água, num universo de cerca de quatro centenas, a quem a ERSAR atribuiu o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”
 
Com este galardão, atribuído pelo segundo ano consecutivo, pretende-se evidenciar as entidades prestadoras deste serviço que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

Segundo a ERSAR, “o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança. No entanto, impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98,2% de água segura, se distinguem pela excelência”.

Para a atribuição do referido selo, as entidades galardoadas tiveram de assegurar a totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado; bem como cumprir 99% dos valores paramétricos, 99% dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli), 99% de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor e ter uma taxa de 50% no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial.

De referir, por último, que esta é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho