Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Autoria desta valiosa obra de arte é de Baltazar Gomes Figueira, um dos três pintores portugueses que figuram no Museu do Louvre

Retábulo da Ermida de São Brás vai ser alvo de restauro

19-09-2017
Retábulo da Ermida de São Brás vai ser alvo de restauro
[+] Fotos
Teve lugar esta segunda-feira, dia 18 de setembro 2017, a recolha do retábulo da Ermida de São Brás, composto por oito tábuas da autoria de Baltazar Gomes Figueira, com vista ao seu restauro.

A descoberta desta valiosa peça de arte, datada de 1638-39, ocorreu recentemente no âmbito do projecto de investigação que deu origem ao livro “Arte por Terras do Bombarral”, cuja apresentação aconteceu no passado sábado, dia 16 de setembro.

Baltazar Gomes Figueira é um conceituado pintor do século XVII, pai de Josefa de Óbidos, também ela autora de um quadro que integra o património artístico do concelho, mais precisamente uma representação de Santa Justa e Santa Rufina, que pode ser admirada na Capela da Columbeira. Ambos estão atualmente representados no Museu do Louvre, em Paris, França.

O trabalho de investigação desta obra esteve a cargo de Vitor Serrão, um dos maiores especialistas nacionais de pintura portuguesa renascentista, maneirista e barroca.

Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho