Bombarral comemorou o Dia Municipal para a Igualdade

“As competências não têm sexo”

25-10-2017
“As competências não têm sexo”
O Município do Bombarral, em parceria com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, assinalou esta terça-feira, dia 24 de outubro de 2017, o Dia Municipal para a Igualdade, numa ação que teve como temática a igualdade de género nas profissões.

Neste dia, os alunos do 12º ano do Escola Básica e Secundária Fernão do Pó receberam a visita da vereadora dos Assuntos Socais da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Costa Pereira, que se fez acompanhar de três mulheres que desempenham funções habitualmente associadas aos homens.

Sublinhando a importância das ações relacionadas com esta e outra temáticas associadas às questões da igualdade, Patrícia Costa Pereira afirmou que esta é “uma área em relação à qual o Município está atento” e nesse sentido esta é uma iniciativa que se irá repetir no próximo ano “talvez com uma maior visibilidade”.

Falando perante alunos de 12º ano e que se encontram por isso no momento em que devem escolher o que pretendem fazer no futuro, a autarca frisou que é importante desconstruir determinadas ideias pré-concebidas em relação aos empregos que se dizem ser vocacionados para homens ou para mulheres.

Para participar nesta iniciativa, a autarquia convidou Dolores Carvalho, gerente do balcão da Caixa Geral de Depósitos do Bombarral, Manuela Baptista, chefe do Setor do Ambiente da Câmara Municipal do Bombarral, e Raquel Pedro, coordenadora técnica desta autarquia que iniciou a sua carreira profissional como leitora/cobradora de consumos.

Depois de cada uma falar um pouco da sua experiência, os alunos, que se mostram bastante interessados, tiveram oportunidade de colocar algumas questões e também de partilhar as suas opiniões sobre esta temática.

Por motivos de última hora, a ação não pôde contar com a participação de dois elementos do sexo masculino, que foram convidados a partilhar a sua experiência enquanto auxiliar de lar da terceira idade e educador de infância, funções desempenhadas maioritariamente por mulheres.

De referir, por último, que o Dia Municipal para a Igualdade é uma comemoração de âmbito nacional, coordenada pela Comissão da Igualdade de Género, e este ano teve como tema “As competências não têm sexo”.