Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

A deputada esteve à conversa com vários alunos da escola secundária no âmbito desta iniciativa da Assembleia da República

“Parlamento dos Jovens” trouxe a deputada Margarida Marques ao Bombarral

16-01-2018
“Parlamento dos Jovens” trouxe a deputada Margarida Marques ao Bombarral
[+] Fotos
Margarida Marques, deputada da Assembleia da República, esteve à conversa, esta segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2018, com vários alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, no âmbito da iniciativa “Parlamento dos Jovens”.

Antes de se descolar até ao estabelecimento de ensino bombarralense, a deputada eleita pelo distrito de Leiria nas listas do Partido Socialista, foi recebida, de forma informal, na Câmara Municipal, pelo presidente da autarquia, Ricardo Fernandes, e pelo vereador Vitor Fonseca.

Nesta visita, Margarida Marques teve oportunidade de conversar com alguns dos alunos que compõe as três listas que se propuseram participar no ato eleitoral através do qual serão escolhidos os alunos que irão representar a escola do Bombarral no “Parlamento dos Jovens”.

Acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, a quem agradeceu a disponibilidade, a deputada começou por referir que um dos objectivos desta iniciativa é explicar aos jovens como funciona a democracia.

Neste âmbito, e aproveitando a presença do edil bombarralense, Margarida Marques destacou importância do papel que é desempenhado pelos presidentes das autarquias, tendo elencado algumas das suas tarefas como “gerir o concelho, promover as suas potencialidades e o seu desenvolvimento ou ainda criar condições para que os jovens, uma vez terminada a sua formação, possam encontrar emprego”.

Por sua vez, Ricardo Fernandes salientou a importância desta iniciativa, definindo-a como “uma jornada de grande valor, pois permite que os alunos possam estar mais próximos daqueles que nos representam no Parlamento”,

Sublinhando que, além de deputada, Margarida Marques também desempenhou, até há pouco tempo, o cargo de secretária de Estado dos Assuntos Europeus, o autarca finalizou afirmando que “ter na vossa sala uma das figuras principais da politica parlamentar a nível nacional é uma belíssima oportunidade”.

Para esta edição do “Parlamento dos Jovens”, o tema escolhido foi a Igualdade de Género, “uma questão que tem atingido uma dimensão cada vez mais importante no contexto europeu”, frisou Margarida Marques.

Nesse sentido, como explico a deputada, “a União Europeia tem procurado levar os países a valorizarem esta problemática, até porque a participação das mulheres é fundamental, uma vez que representam mais de metade das sociedades europeias”.

Para que essa valorização se concretize, “estes discursos não chegam, é necessário tomar medidas”, como aconteceu ao nível da participação politica das mulheres, com a aprovação da Lei da Paridade, ou a obrigatoriedade, imposta pelo Governo, dos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa terem uma percentagem de 30% de mulheres.

Na sua introdução, a deputada abordou ainda outra problemática relacionada com o tema da igualdade de género, como é o caso da diferença salarial entre homens e mulheres, que ultrapassa os 14%.

Para superar estas questões, como frisou, “é preciso fazer leis que obriguem a sociedade a não fazer uma diferenciação de género”.

Através da participação no “Parlamento dos Jovens”, os alunos passam também eles a desempenhar um papel de grande relevância, podendo as medidas que irão ser apresentadas pelos vários grupos contribuir para a criação de iniciativas legislativas que permitam a construção de uma sociedade mais igualitária.

A sessão prosseguiu com a apresentação das várias medidas propostas pelos três grupos de alunos.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho